Início | Agroecologia | Alimentação Adequada | Atividade Física | Tabagismo

Pensar saúde é pensar qualidade de vida. Uma relação que é construída através da harmonia entre os indivíduos, os ambientes e os modos de viver. Esta é a proposta do site #VidaSaudável, um espaço criado para que o cidadão possa ter acesso às informações relacionadas à promoção da saúde. 

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a promoção da saúde tem como finalidade contribuir para melhoria da qualidade de vida, através de políticas públicas que visem o empoderamento das pessoas de forma a produzir a sua saúde. Isso se dá por meio de estratégias de articulações transversais tanto individuais quanto coletivas e ambientais, atuando sobre os fatores que interferem no modo de vida da população.

» Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG postagens sobre "Vida Saudável".

» Ajude-nos nesta campanha: salve as imagens e compartilhe nas suas redes sociais!

Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS (PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014). No Estado de Minas Gerais, em 2016, a Secretaria de Estado de Saúde construiu a Política Estadual de Promoção da Saúde – POEPS (DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.341, DE 19 DE ABRIL DE 2016), agregando a PNPS as necessidades e prioridades do Estado.

» Nota Técnica Nº 09/2016 - SES/SUBPAS/SAPS/DPS

Assunto: Alterações no indicador 2 da Resolução SES/MG nº 5250, de 19 de Abril de 2016.

» Nota Técnica Conjunta nº 001/2017 - SES/SUBPAS/SAPS/SAF
Assunto: Fluxo de distribuição, armazenamento, administração e registro do sachê de micronutrientes em pó (NutriSUS).

» Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG como foi a reunião da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG com as 28 Regionais de Saúde.

Datas Comemorativas

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, e que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Por sua vez, o Dia Mundial da Atividade Física, 06 de abril, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de promover uma grande mobilização mundial para a reflexão e a realização de ações a favor da adoção de estilos de vida mais ativos, buscando uma melhor condição de saúde, bem-estar e qualidade de vida das populações em todo o mundo. Para saber quais são as Datas Comemorativas da Saúde, clique aqui.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)  para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. A idéia do programa surgiu inspirada em algumas inciativas que vinham sendo desenvolvidas em Recife, Curitiba, Vitória, Aracaju e Belo Horizonte. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras práticas corporais, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer, de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo poder público.

A avaliação positiva dessas experiências reforçou a idéia do fortalecimento de iniciativas semelhantes em todo o país na forma de um programa nacional no âmbito do SUS. Para conhecer mais sobre esta inicativa, clique aqui.

Monitoramento

Em maio deste ano foi realizado o Monitoramento do Programa Academia da Saúde 2017. O objetivo é levantar a situação geral de implantação e implementação do programa em todo o Brasil. O Monitoramento é realizado apenas uma vez ao ano, por isso é muito importante que nenhum município fique de fora! Todos os municípios habilitados ao Programa Academia da Saúde participaram por meio do preenchimento do formulário online do Formsus. O Programa Academia da Saúde atualmente é regido pelas Portarias nº 1.707/GM/MS, de 23 de setembro de 2016, e nº 2.681/GM/MS, de 7 de novembro de 2013