Vida Saudável

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo prejudica a saúde de quem fuma e de quem não fuma, podendo levar a morte.

Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias crônicas. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, IAM, o acidente vascular encefálico, DPOC, enfisema pulmonar, tuberculose, câncer de pulmão.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove, no mês de Maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. Em 20210 o tema é "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia da COVID-19". Evidências científicas apresentam que um histórico de tabagismo está associado com agravamentos e desfechos negativos entre infectados pelo novo coronavírus. Neste cenário é muito importante a permanência das ações de educação em saúde voltadas para a Promoção da Saúde alertando a população, especialmente os adultos, sobre os riscos do uso de produtos de tabaco (cigarro, cigarro eletrônico, narguilé, ciagrro de palha) e as orientaçõesquanto a parar de fumar.

O objetivo da campanha é aumentar e estimular o acesso aos serviços de cessação do tabagismo.

Para apoiar os municípios no desenvolvimento das ações acesse :

O tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. Quanto mais cedo a pessoa parar de fumar menor o risco de adoecer. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como câncer, enfisema ou derrame.

A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

Conheça Mais de 100 razões para parar de fumar !

 

Você conhece os riscos que o tabagismo pode causar na sua vida?
Faça a melhor escolha para a sua vida : Não fume !
Abaixo detalhamos a relação do Tabagismo e Covid-19 e a verdade por trás dos produtos derivados do tabaco e seus malefícios para a saúde.
Além disso, caso não consiga parar de fumar sozinho, procure ajuda! Ao final dessa página listamos todos os serviços de saúde de Minas Gerais que ofertam Tratamento do Tabagismo em Minas Gerais, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Como é do conhecimento da população brasileira, estamos vivendo uma pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A pandemia de coronavírus trouxe muitos medos e incertezas, medidas de isolamento social, mudança abrupta da rotina das pessoas em todo o mundo. Se você é fumante e deseja parar, a hora exata é agora!

O tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Parar de fumar pode reduzir risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao levar as mãos não higienizadas à boca para fumar, pode-se contrair o vírus. Tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, portanto, se infectados pelo coronavírus, podem ter sua saúde ainda mais ameaçada. Por outro lado, ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, pois após 12 a 24 horas sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor.

Não se esqueça: o risco de transmissão de agentes infecciosos por meio do fumo do narguilé é extremamente alto, pois os micro-organismos podem passar facilmente por meio das piteiras e mangueiras de uma boca para a outra e isso inclui o novo coronavírus. Não se deve compartilhar Narguilés e outros dispositivos para fumar. 

>>Clique aqui e assista na íntegra a Webpalestra Tabagismo e Covid-19. 

 

 
 

 Acesse os vídeos produzidos nas Unidades regionais de saúde:

Depoimento de profissional de saúde - Alessandra 

Depoimento de profissional de saúde - Cássia 

Depoimento de profissional de saúde - Elaine

Depoimento de profissional de saúde - Josiane

Depoimento de profissional de saúde - Juliana

Depoimento de profissional de saúde - Luana

Depoimento de profissional de saúde - Maria

Depoimento de profissional de saúde - Marilene

Depoimento de profissional de saúde - Milena

Depoimento de profissional de saúde - Thaís

Depoimento de profissional de saúde - Silmara

Depoimento de profissional de saúde - Raquel

Dia D Regional - Combate ao Tabagismo (Teófilo Otoni)

 

 

Para ajudá-los, listamos uma série de estratégias para parar de fumar:

 

 

A redução do consumo de tabaco no Brasil é consequência dos avanços das políticas públicas de saúde voltadas para o controle do tabagismo. A Política Nacional de Controle do Tabaco, orientada para o cumprimento de medidas e diretrizes de controle do tabagismo pelo país, tem o objetivo de proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. É o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da Organização Mundial da Saúde.

» Conheça: Decreto 5.658, de 2 de janeiro de 2006

Outro marco importante do Ministério da Saúde/INCA é a implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que oferece o tratamento ao tabagismo nos serviços de saúde do SUS; realiza ações de promoção à saúde e prevenção do Tabagismo, como campanhas educativas para conscientização do público sobre os riscos relacionado ao uso de tabaco; além de contribuir para medidas legislativas e econômicas.

» Conheça: PRC N° 3 , 28 de setembro de 2017,  Anexo IV, Capítulo IVPORTARIA CONJUNTA Nº 10, DE 16 DE ABRIL DE 2020

» Profissionais da Saúde! Conheça o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DO TABAGISMO, versão resumida!

 

Conscientize-se de que deseja parar de fumar porque o cigarro faz mal à sua saúde e a saúde das pessoas com as quais você convive. Reduza o consumo de cigarros, durante uma semana, observando aqueles que você pode eliminar de imediato, como o cigarro após o café, assistindo televisão, ou antes de dormir.

Marque um dia para parar de fumar definitivamente, mas antes compre água, cravo, canela em pau, cristal de gengibre e cenoura. No dia marcado, jogue fora seu cigarro, cinzeiro e o isqueiro. Cada vez que tiver vontade de fumar, tome um ou dois copos de água gelada, e use o cravo, a canela, o gengibre e a cenoura para mastigar nos momentos difíceis.

Faça exercício de respiração profunda: inspire profundamente, segure, contando até cinco, solte o ar pela boca semiaberta lentamente. Faça isso cinco vezes seguidas. Escove os dentes logo após as refeições para bloquear a vontade de fumar. Enfrente cada dia como se fosse o primeiro e siga em frente!

Síndrome da Abstinência

Algumas pessoas, ao pararem de fumar, sentem os efeitos da Síndrome de Abstinência, que inclui dor de cabeça, tremor, sensação de formigamento nas extremidades, aumento de ansiedade, aumento de apetite, irritabilidade, sensação de tristeza e perda, sensação de estar mais lento e menos concentrado. Veja o que fazer em cada situação:

  • Vontade de fumar: Distraia-se, respire fundo e lembre que a vontade passa em 5 minutos.
  • Irritabilidade: Faça exercício de respiração e relaxamento, imagine uma paisagem agradável e viaje. Tome um banho quente.
  • Insônia: Relaxe lendo um livro, tome um banho morno, beba um copo de leite morno. Evite bebidas com cafeína após meio-dia. Caminhe um pouco antes de se deitar. Use roupas confortáveis para dormir. Escureça o ambiente e mantenha-o ventilado. Não faça atividades estimulantes antes de dormir.
  • Aumento de apetite: Prepare um kit de sobrevivência com vegetais picados, frutas e chicletes sem açúcar. Beba água e líquidos (de baixa caloria). Inicie ou intensifique a atividade física.
  • Dificuldade para se concentrar: Simplifique sua agenda por alguns dias. Dê uma caminhada curta, saia um pouco. Beba água e líquidos. Descanse.
  • Fadiga: Procure ter uma boa noite de sono, dormindo o suficiente a cada noite. Tire um cochilo ao longo do dia. Não exija muito de você por duas ou quatro semanas.
  • Constipação, gases, dor de barriga: Beba muito líquido, acrescente fibras a sua dieta como: frutas, vegetais crus, cereais integrais e mude sua dieta aos poucos. Consulte seu médico ou nutricionista. 

Pratique atividade física:

A atividade física é a melhor forma, em curto prazo, de desviar o desejo pela nicotina. Quando vier o desejo de fumar, levante-se e comece a se exercitar. Cinco minutos de atividade física de intensidade moderada, como subir e descer alguns lances de escadas, caminhar pelo quarteirão, fazer yoga, entre outras, aliviam o desejo pelo cigarro e os sintomas da abstinência também. Se você puder, faça exercícios durante 45 minutos, pois além de melhorar sua frequência cardíaca, ajudará o seu organismo a reconhecer os benefícios físicos de parar de fumar - como o aumento da função pulmonar - que consequentemente melhorará sua respiração quando você estiver se exercitando.

Benefícios adquiridos ao se parar de fumar:

  • Após 20 minutos - A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas - Não há mais nicotina circulando no seu sangue.
  • Após 8 horas - O nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas - Seus pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias - Seu olfato já percebe melhor os cheiros, e seu paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas - Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora.
  • Após 1 ano - O risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido pela metade.
  • Após 5 a 10 anos - O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Aumenta a capacidade física e a energia corporal.

Tenha hábitos saudáveis de vida, procure mudar sua rotina, faça atividade física, caminhadas em lugares agradáveis, pratique algum esporte que o agrade, vá ao cinema, leia, ouça música, converse com amigos. Assim você irá preencher seu tempo com algo que realmente goste de fazer. Essas estratégias ajudam a parar de fumar.

E se recair?

Se recair não se desespere! Muitos ex-fumantes tentaram parar entre 5 a 7 vezes antes de obterem sucesso. Você deve procurar marcar uma nova data para deixar de fumar e levar o tratamento à sério, prevenindo novas recaídas. Com planejamento, você conseguirá novamente, é questão de tempo!

Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure ajuda!

O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de 600 municípios de Minas Gerais, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com profissionais de saúde qualificados. O tratamento das pessoas tabagistas é ofertado prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O usuário que demonstre interesse em parar de fumar deverá entrar em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade para ser informado os locais do SUS que estão ofertando o tratamento do tabagismo.

Dessa forma, o usuário tabagista será recebido pela sua equipe de saúde, será avaliado quanto às principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, história tabagista, bem como o grau de dependência ao cigarro e seu estágio de motivação para a cessação do tabagismo.

O modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental do fumante. Consiste inicialmente de 4 sessões (encontros), semanalmente, e após essas, são promovidos encontros mais espaçados, até completar de 6 a 12 meses de tratamento. O tratamento tem como finalidade trabalhar com os fumantes os riscos de fumar e os benefícios de se parar de fumar, fornecer informações necessárias para que ele possa lidar com a síndrome da abstinência, dependência psicológica e os condicionamentos associados ao ato de fumar, além de apoiá-lo nesse processo. Para mais informações, disque 136.

» Clique aqui e confira a listagem dos Serviços de Tratamento do Tabagismo em Minas Gerais, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; maio de 2017.