Linhas Guia e Manuais

Linhas Guia e Manuais

Atenção à Saúde da Gestante: Critérios Para Estratificação de Risco e Acompanhamento da Gestante 2016

03 de Outubro de 2016

Atenção à Saúde da Gestante: Critérios Para Estratificação de Risco e Acompanhamento da Gestante 2016 - Este material consiste na revisão da nota técnica publicada pela SES-MG em 2013. O foco desta publicação são os profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde. Esta versão foi revisada buscando alinhamento com o Ministério da Saúde e atualização com base em evidências científicas atuais, em parceira com as seguintes sociedades: SOGIMIG (ASSOCIAÇÃO DE GINECOLOGISTAS E OBSTETRAS DE MINAS GERAIS), ABENFO-MG (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS SECCIONAL MINAS GERAIS), AMMFC- MG (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE). O material foi elaborado com vistas a fornecer um instrumento de consulta aos critérios de risco gestacional e aos cuidados preconizados durante o pré-natal. A última página do arquivo é a versão digital do cartaz, o qual poderá ser afixado nos ambientes em que ocorre atendimento às gestantes, para consulta rápida dos profissionais de saúde.

Manuais

Manuais

Manual do Usuário Declara SUS - Versão Para Visitantes

25 de Janeiro de 2018

O Declara SUS é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Assessoria de Gestão em Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que tem por finalidade atender ao disposto na Lei 22.440, de 21 de dezembro de 2016, conforme o Decreto 47.334, de 29 de dezembro de 2017, sobre a obrigatoriedade de as indústrias de medicamentos, órteses, próteses, equipamentos e implantes declararem as relações com profissionais de saúde, de qualquer natureza, que configurem potenciais conflitos de interesses. Trata-se de um sistema no formato de formulário online que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa no cumprimento da determinação legal.

Manuais

Manual de coleta, acondicionamento e transporte de material biológico para exames laboratoriais - Funed

19 de Abril de 2016

Este Manual tem por finalidade adequar-se às exigências do Guia de Vigilância Epidemiológica/ SVS/MS, ao Programa de Qualidade da Funed e às Normas de Biossegurança nos Serviços de Saúde, procurando de forma prática sistematizar as orientações para coleta, acondicionamento e transporte de material biológico, bem como atender ao princípio do SUS de “divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário” (Lei 8080/90, cap. 2 inciso VI).

Página externa
1373 acessos

Manuais Auditoria Assistencial

Protocolos

Protocolos

Protocolo Clínico dos Centros Hiperdia Minas

11 de Março de 2015

Protocolo Clínico dos Centros Hiperdia Minas. O presente documento tem como principais objetivos criar ferramentas de gestão da clínica que, sob a forma de documentações sistematizadas ou de algoritmos, contribuirão para organizar o padrão de atendimento ao usuário com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e doença renal crônica (DRC) com indicação de acompanhamento nos Centros Hiperdia Minas (CHDM). Nele são discriminadas ações de prevenção, diagnóstico, cura/cuidado ou reabilitação. Além disso, pretende-se apresentar o manejo clínico para o desenvolvimento de ações educativas com usuários, família e cuidador.