Boletim  |  Tire suas dúvidas  |  Mobilização

aedes home

Depósitos de água irregulares, vasos e frascos com água, garrafas retornáveis, recipientes de de gelo em geladeiras; além de materiais em depósitos de construção, lixo, sucatas e ferro velhos, são alguns dos mais frequentes focos do mosquito Aedes aegypti encontrados pelos agentes de endemias em residências.

A picada do Aedes, também conhecido como "mosquito da Dengue", é capaz de transmitir a Chikungunya, Zika e a Dengue. Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa, e para enfrentar este problema é preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte.

aedes titulo5

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Zika, Chikungunya e Dengue da SES-MG.

LIRAa

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus. Esses levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e índices superiores a 4%, risco de surto.

» Clique aqui e acesse os dados do LIRAa de agosto de 2018.

» Clique aqui e acesse os dados do LIRAa de outubro de 2018.

aedes titulo9

 

aedes titulo8

» Clique aqui e faça o download do material da campanha!

No link acima você encontra todo o material gráfico, digital e audiovisual da campanha. Ele está disponível para download e reprodução, desde que seja preservado e respeitado o conteúdo original e a ficha técnica.

Compartilhe com a sua rede! Ajude-nos na mobilizar a sua comunidade, público, família, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do controle do Aedes aegypti.

aedes titulo7

Para sensibilizar o cidadão sobre a importância do controle do Aedes aegypti, são feitas várias ações, por meio dos Núcleos de Mobilização Social, com autoridades públicas, empresários, grupos sociais e demais membros da sociedade para agirem como corresponsáveis pela saúde pública.

Atualmente, a Rede Estadual de Mobilização Social é composta por 28 Núcleos Regionais e conta com 732 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Os Núcleos Municipais de Mobilização Social promovem continuamente ações de enfrentamento e controle contra o Aedes, tais como blitzes educativas, mutirões de limpeza, palestras informativas, gincanas, apresentações teatrais com a temática de prevenção contra a dengue, oficinas de artesanato para reciclagem de objetos que podem ser criadouros para o mosquito, dentre outras com o intuito de estimular o sentimento de corresponsabilidade do cidadão na prevenção e promoção da saúde.

» Clique aqui e confira os Relatórios de Ações de Mobilização Social.
» Clique aqui e confira os Plano Estadual de Contingência Doenças Transmitidas pelo Aedes.