Links Úteis

Go to CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

Go to CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (COSEMS-MG)

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (COSEMS-MG)

COSEMS MG – CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE MINAS GERAIS – é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com foro em Belo Horizonte.

Go to Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE Minas)

Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE Minas)

A Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, tem por finalidade assistir diretamente o Governador no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e providências atinentes, no âmbito do Poder Executivo, à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e combate à corrupção e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública Estadual.

Go to escola de saúde pública do estado de minas gerais (ESP-MG)

escola de saúde pública do estado de minas gerais (ESP-MG)

Desde sua criação, em 03 de junho de 1946, a Escola tem buscado com esforço, dedicação e excelência, novos meios de cumprir seu objetivo traçado há 70 anos: Qualificar os trabalhadores e trabalhadoras da saúde pública em Minas Gerais.

Go to Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas)

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas)

A Hemominas, conforme Decreto n° 45.822 de 19 de dezembro de 2011, tem por finalidade garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de boa qualidade, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Saúde

Go to fundação ezequiel dias (Funed)

fundação ezequiel dias (Funed)

A Funed tem por finalidade realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública, pesquisar e produzir medicamentos, bem como realizar análises laboratoriais no campo dos agravos à saúde coletiva em consonância com as diretrizes estabelecidas pela política estadual de saúde.

Go to fundação hospitalar do estado de minas gerais (FHEMIG)

fundação hospitalar do estado de minas gerais (FHEMIG)

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do País e abrange diversas especialidades de serviços hospitalares prestados à comunidade.

Go to ministério público do estado de minas gerais (mpmg)

ministério público do estado de minas gerais (mpmg)

O Ministério Público é uma instituição responsável pela defesa de direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade. A finalidade de sua existência se concentra em três pilares: na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Go to secretaria de estado de saúde de minas gerais (SES-MG)

secretaria de estado de saúde de minas gerais (SES-MG)

A missão da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerias é apoiar os municípios no processo de planejamento, fortalecimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de políticas de saúde focadas no cidadão e em consonância com as especificidades regionais, com transparência e participação social.

Go to Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

Em 6 de agosto de 2004 foi criada a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), um canal de interlocução aberto e democrático entre o cidadão e o Governo de Minas. Instituída por meio da Lei nº 15.298, a OGE norteia suas ações por um princípio básico: auxiliar o Poder Executivo na fiscalização e no aperfeiçoamento de atividades e serviços públicos.

Go to Programa Estadual de Assistência Farmacêutica

Programa Estadual de Assistência Farmacêutica

O Programa Estadual de Assistência Farmacêutica fornece os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a mineiras e mineiros, contemplando assim ações voltadas à clínica e também ao apoio aos municípios. Consulte a Relação de Medicamentos do Estado de Minas Gerais (REMEMG) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido pelo SUS.

O conselho

Para garantir a participação de todos os segmentos da sociedade na elaboração e acompanhamento das políticas públicas, o Conselho de Saúde deve ser composto paritariamente: 50% representantes de usuários, 25% trabalhadoras e trabalhadores de saúde e 25% gestores e prestadores de serviço do SUS.
Composição do Conselho Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais tem sua atuação definida no Decreto 45.559 de 3 de março de 2011, na Resolução CNS 453/ 2012 e, conforme a Lei Complementar (Federal) 141, de 13 de janeiro de 2012, trata-se de uma instância essencial para o funcionamento das políticas públicas de saúde.

Sua missão é promover e defender o Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, enquanto sua visão é ser referência na tarefa de participar no aprimoramento e qualificação dos atores e agentes públicos de controle social do Estado.

O Conselho busca permanentemente uma agenda atualizada em relação às necessidades de saúde da população de Minas Gerais e, inclusive, levando e elevando essa agenda ao patamar nacional.

  • Total de conselheiros no segmento.

  • Total de conselheiros no segmento.

  • Total de conselheiros no segmento.

  • Total de conselheiros no segmento.

Mesa Diretora CES-MG

A Mesa Diretora do CES-MG, eleita pelo Plenário, é composta por 8 (oito) Conselheiros Titulares, para o mandato de 2 anos. A Mesa Diretora é responsável por toda condução dos processos administrativos e políticos a serem deliberados pelo Pleno

Lourdes Machado

Presidenta – Trabalhadora (CRP-MG)
|CRP-MG| Psicóloga, especialista em Direito Sanitário e Saúde Mental. Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (SUS); supervisora Clínica Institucional; conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG); coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais (CERP-MG).

Pedro Israel Cunha

Vice-presidente – Usuário (CNBB)
|CNBB| Técnico em Contabilidade; pequeno produtor rural; ambientalista e ativista da Cultura Orgânica; militante de movimentos da Igreja Católica. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, de 2015 a 2017, representando a Pastoral da Criança. Indicado pela (CNBB) para compor o CES-MG.

Erli Rodrigues da Silva

Secretário-geral – Usuário (MORHAN-MG)
|MOHRAN-MG| Graduado em Gestão de Negócios Imobiliários e pós- graduado em Gestão de Saúde Pública. Atuou como coordenador da Pastoral da Criança. Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares. Atuou como conselheiro do CMDCA. Atua no MORHAN-MG e na FADEMG. É porta -voz da Rede Sustentabilidade (GV).

Gláucia de Fátima Batista

1º Secretária – Trabalhadora (CRESS-MG)
|CRESS-MG| Assistente Social, mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz Minas (CPqRR); mestre em Famílias e Sociedade pela Universidade de Barcelona. Ex-gerente de Centro de Saúde no SUS-BH; conselheira e representante do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESSMG), no CES-MG.

Marília A. Rosário Oliveira Santos

2ª Secretária- Prestadora (Federassantas)
|Federassantas|

Elisa de Deus Paschoal

3ª Secretária – Gestora (SES-MG)
|SES-MG| Representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Rubens Silvério da Silva

1ª Diretor de Comunicação e Informação do SUS – Usuário (FAMENG)
|FAMENG| Foi professor, é pós-graduado em Matemática; presidente e fundador do CMS de Curvelo; da FAMEMG; da União Municipal das Associações Comunitárias e da Rádio Comunitária de Curvelo; diretor Sindicato do Bancários; vice-presidente da CONAM; diretor do SIND-UTE/MG.

Maria Alves

2ª Diretora de Comunicação e Informação do SUS – Usuária (FETAEMG)
|FETAEMG|

Nota da mesa diretora

Comunicados e opiniões

Cadastro de Conselhos Municipais de Saúde o Estado de Minas Gerais ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ I‎‎MPORTANTE: CADASTRAR COM E-MAIL INSTITUCIONAL

Últimas notícias

Últimas notícias, fotos e vídeos sobre CES MG

Fale Conosco

(31) 3507-7900
Accessibility