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Como está a sua saúde? Pratica atividades físicas de forma regular? Se você ficou em dúvida para responder estas perguntas, não se desespere. Que tal propor uma vida mais saudável? As práticas corporais e/ou atividades físicas são consideradas fator de proteção à saúde e contribuem para o aumento da qualidade de vida.

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os indivíduos adotem níveis adequados de atividade física durante toda a vida. A prática regular de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, preferencialmente todos os dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e a incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis - doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho circulatório, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal crônica. O treinamento de resistência muscular e equilíbrio, por sua vez, é capaz de reduzir quedas e aumentar a capacidade funcional nos idosos.

Dentre os benefícios que encontrados ao se realizar atividade física de forma regular, destacam-se: a melhora da autoestima, redução do isolamento social, alívio do estresse, diminuição da depressão, melhora da resistência física, melhora da autoimagem, aumento do bem estar físico e mental, melhora da função pulmonar dentre outros.

No Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de prática corporal e/ou atividade física são ofertadas na Atenção Primária à Saúde, em âmbito municipal, por profissionais de educação física na saúde, fisioterapeuta, e outras categorias, desde que tenham a capacitação para a temática. Essas práticas visam o aumento do gradiente de saúde da população, à diminuição do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida.

O município tem autonomia para decidir as melhores atividades a serem ofertadas devendo considerar as preferências e as necessidades do público-alvo, em consonância com a realidade local. Essas atividades devem ter efetiva ligação com as demandas do território para que sejam incorporadas no cotidiano dos indivíduos e para que os mesmos possam usufruir de todos os seus benefícios.

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Brincar, jogar e dançar sempre esteve presente na cultura de todos os povos, e são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual; aliados do desenvolvimento tanto da criança quanto do adulto.

Através dos jogos e brincadeiras, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima. Adultos também se beneficiam ao participar de brincadeiras, jogos e danças, uma vez que essas atividades estão ligadas à capacidade de imaginar, muito importantes para o equilíbrio mental.

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Ações como subir dois ou mais andares de escada, realizar deslocamentos caminhando para visitar os amigos ou ir para o escritório, participar de atividades lúdicas, escolher a bicicleta para o trajeto até a padaria, entre outros, são alternativas de atividade física e trazem um efeito cardioprotetor para o indivíduo, pois contribui para a redução de peso, da massa de gordura e para o controle da pressão arterial.

Confira alguns exemplos de atividade física que podem ser realizadas no dia a dia:

  • Caminhar;
  • Substituir o elevador pela escada;
  • Substituir o carro ou o transporte público pela bicicleta;
  • Fazer compras do dia-dia;
  • Limpar o carro;
  • Passear com o cachorro;
  • Brincar ao ar livre com os filhos, netos ou sobrinhos;
  • Cuidar do quintal, horta ou jardim;
  • Realizar atividades domésticas, como lavar roupa ou limpar a casa.