Com a formação de mesas redondas para apresentação de experiências e discussões com o público sobre abordagens terapêuticas adicionais ao tratamento tradicional nos municípios, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu a I Mostra das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A realização foi da equipe de Atenção Primária à Saúde (APS) da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), visando compartilhar experiências e estimular a implantação e/ou implementação de PICS por outras equipes e municípios.

O evento teve a participação de profissionais atuantes em diferentes níveis de atenção à saúde dos municípios da região e foi realizado no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameh), no dia 21/11. Foram apresentadas nove experiências de municípios e instituições de saúde, distribuídas em três mesas redondas.

23.112023-Passos - SRS Passos promove Mostra das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde 2

As apresentações e discussões tiveram a moderação de referências técnicas da SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado (CAS) e Maria Ambrosina Cardoso Maia, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), e da professora Yeda Maria Antunes de Siqueira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves deu início ao evento, seguida da apresentação da referência técnica de promoção da saúde da CAS, Jaqueline Silva Santos, que abordou as conquistas e desafios das PICS no Sistema Único de Saúde (SUS). “As PICS desempenham um papel muito abrangente dentro do SUS, elas perpassam toda Rede de Atenção à Saúde. Apesar de um foco especial na APS, observamos práticas integrativas e complementares sendo desenvolvidas na atenção especializada e também na atenção hospitalar”, observou na apresentação.

Durante a mostra, houve a condução de duas atividades práticas, sendo: “Ginástica na Cadeira”, com a fisioterapeuta Marisa de Fátima Ferreira, referência técnica de PICS de Piumhi, e “Vivência de Meditação”, com Mikelli Karoliny Aparecida Neto, psicóloga da APS do município de Doresópolis.

As mesas redondas foram realizadas com os temas “Implantação das PICS na APS: construindo um novo olhar sobre o processo de cuidado em saúde”, “As PICS no âmbito da APS: potencialidades para a melhoria da qualidade de vida dos usuários” e “As PICS no cuidado à mulher no ciclo gravídico-puerperal: em busca da integralidade”.

Fizeram parte da equipe da CAS que atuou na realização da mostra as referências técnicas Gilmar Machado, Jaqueline Santos, Lenise Maria Amorelli, Larissa Bueno dos Santos e Douglas Oliveira Avelar.

Espaço para sensibilização

“O público teve participação ativa na mostra, o que contribuiu para o enriquecimento das discussões sobre as PICS. Assim, acredito que a I Mostra Regional de PICS configurou-se como um espaço para sensibilização, compartilhamento de experiências e reflexões sobre as PICS”, avalia a organizadora Jaqueline Silva Santos.

Para Lenise Amorelli, “as potencialidades e dificuldades” apresentadas na Mostra podem apoiar outras equipes e municípios na implantação ou implementação de PICS. “Mesmo que a Política Nacional exista desde 2006, a realização de PICS no SUS ainda é desafiadora, pois há certa resistência de gestores e profissionais em sua efetivação. E, por isso, a mostra tende a contribuir na sensibilização desses atores e na perspectiva da ampliação dos serviços”, observa.

“Vale ressaltar a perspectiva de mostrar aos profissionais e gestores, que já fazem as PICS, a necessidade de buscar a sistematização de processos avaliativos e dos resultados, com a finalidade de apresentar de modo mais robusto o trabalho desenvolvido”, disse Gilmar Machado, da organização da mostra, destacando outro objetivo do evento.

A enfermeira de Atenção Primário à Saúde de São Sebastião do Paraíso, Maria Elizângela de Oliveira, apresentou a experiência de seu município com a implantação das PICS. “Foi uma experiência muito interessante, porque a gente não estava esperando ser selecionada para a mostra. Então foi muito gratificante, porque a gente trabalhou bastante para ter bons resultados”, disse.

Referência nacional

No estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é referência nacional em implementação de Práticas Integrativas Complementares em Saúde no SUS, tendo criado uma política estadual para orientar as diretrizes de acordo com a realidade do estado e municípios. Uma página no site da SES-MG traz informações para profissionais e usuários sobre as PICS:https://www.saude.mg.gov.br/pics

As PICS foram incorporadas e implementadas no SUS pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com 29 procedimentos oferecidos à população por meio da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com ênfase na APS, embora os serviços sejam distribuídos também nos níveis de média e alta complexidade. Alguns recursos terapêuticos de PICS são: acupuntura, aromaterapia, cromoterapia, reike e yoga.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos e CAS SRS Passos