As ações de mobilização social para enfrentamento da Dengue promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e secretaria municipal de saúde de Uberaba foram finalizadas na quarta-feira passada (07/12) com reunião intersetorial entre parceiros. No encontro, foi discutido o balanço geral das programações que vem acontecendo desde o dia 29/12. As articuladoras sociais da SES, Júnia Ferreira e Camila Carolina de Paula, alertam que “a equipe está indo embora, mas as ações não devem parar. O combate à Dengue tem que acontecer o ano todo. Além disso, as parcerias são de suma importância neste trabalho. É como uma rede de pesca, se os nós, que são os parceiros, se desfazem, não conseguimos pegar o peixe e esse peixe é a Dengue”.
No sábado (03/12), as ações culminaram em diversas atividades na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Artesanatos feitos pelo Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), oficina de brinquedos com materiais recicláveis oferecida pelo Projeto Cáritas, Grupo de Hip Hop do bairro Jardim Primavera, aferição de pressão e glicose realizados por Unimed, Drogasil e Escola Técnica EFOP/MG, foram algumas das atividades realizadas.
Para mostrar que todos devem agir, até o bom velhinho trocou uma garrafa pet por lápis, dando exemplo às crianças. Vitória Cristina Soares, de 12 anos, gostou muito da oficina com recicláveis, “a gente pega uma garrafa que não é nada e transforma em brinquedo, evitando a Dengue”, diz.
O evento também contou com o apoio das secretarias de saúde, esporte, governo, Polícia Militar, Guarda Municipal e CODAU, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o Coral das Meninas Cantoras de Uberaba, coordenado pela Fundação Cultural, a Fanfarra da Escola Municipal Santa Maria.
Além dessas ações, ao longo da semana o caminhão Dengue Móvel percorreu os três bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti realizando trocas de materiais recicláveis por material escolar para evitar o acúmulo de água parada que favorece a Dengue.
André Luís Ribeiro, diretor do DCZ e Cristina Maria César, educadora em saúde do CDZ, reafirmaram a importância das parcerias na realização da mobilização social e agradeceram o aporte do estado nessas ações. Para Mirley Azambuja, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba) e Iara Irma Cardoso, educadora em Saúde da SRS Uberaba, a mobilização social é importante para mostrar que a população tem responsabilidade no combate à Dengue, juntamente com o poder público.
Carlos Farah, superintendente da SRS Uberaba, lembra que não se pode esperar a situação da Dengue se alarmar na cidade, para que seja tomada uma atitude. É preciso prevenir. Já o presidente do Projeto Cáritas, Sebastião Francisco de Freitas, enfatiza que, “além de evitar a Dengue, estamos preservando o meio ambiente e revertendo lucros para projetos sociais”.
Dengue em Uberaba
Uberaba é a quarta cidade com mais notificações de Dengue em Minas Gerais. Este ano já foram notificados 2.585 casos no município. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano, o resultado de 1,4% significa que o município está classificado como sendo de médio risco para epidemia de Dengue, ou ainda, estado de alerta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no ttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga