Nesta quinta-feira (01/12), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reuniu, em Belo Horizonte, gestores e convidados para apresentação de resultados obtidos pela pasta em 2021 e 2022. O encontro é uma das etapas de governança, prevista na reunião de planejamento da SES-MG, ocorrida em março de 2022. 

Crédito: Fábio Marchetto

Durante a abertura do evento, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que este é um momento estratégico e de grande importância para a SES, uma vez que possibilita a transparência e a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Além disso, também se observa a valorização dos trabalhadores da Secretaria, com vistas a incentivar a continuidade do trabalho em equipe e as grandes entregas para a população mineira”, afirmou. 

Já o Secretário Adjunto de Saúde, André dos Anjos, reforçou que esses resultados decorrem das iniciativas, dos planos de ação/ações extraordinários, dos projetos prioritários, dos projetos estratégicos, do plano de integridade, bem como de entregas que se destacaram no período. “Dessa forma, o encontro permitirá conhecer e celebrar os esforços realizados ao longo de quase 2 anos, num cenário que nos apresentava numerosos desafios inerentes ao período de pandemia”, destacou.   

Entregas 

Dentre as entregas realizadas pela atual gestão da SES-MG, destaca-se: 

Implantação do Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil, no âmbito da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. A elaboração e execução do referido plano possibilitam avanços na melhoria da saúde materno-infantil, o que possibilita a diminuição das taxas de mortalidade tanto entre as mães quanto entre os bebês.  

Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (VigiMinas), no âmbito da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. A iniciativa visa reforçar o planejamento, a gestão e a execução das ações de vigilância em saúde desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios, garantindo maior articulação e eficiência na área. 

- Hospitais Regionais, é uma das prioridades da SES-MG, com as conduções sendo feitas pelo Gabinete. Serão seis hospitais, sendo eles em: Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Divinópolis, Sete Lagoas e Teófilo Otoni. Este último a obra já foi retomada. O valor total dos investimentos gira em torno de R$ 985 milhões.  Atualmente a SES-MG tem realizado etapas de discussões com os municípios para a apresentação de estudos técnicos que definirão o perfil assistencial destes hospitais.  

Atualmente a SES-MG tem realizado etapas de discussões com os municípios para a apresentação de estudos técnicos que definirão o perfil assistencial destes hospitais. A intenção é vocacionar os serviços a serem prestados de acordo com a demanda existente atualmente, para evitar possíveis vazios assistenciais no território. Essa discussão vem sendo feita de forma integrada com os secretários de saúde da região e técnicos da Secretaria .

Opera mais Minas Gerais, no âmbito da Subsecretaria de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde. O programa assegurou aporte financeiro aos municípios que possuem hospitais que realizam cirurgias eletivas, com o objetivo de reduzir as filas de espera.  

Nova Farmácia de Minas, no âmbito da Subsecretaria de Gestão Regional. A instalação no bairro Carlos Prates permitiu ampliar a capacidade de atendimento ao usuário. 

“Nesses 21 meses, trabalhamos num cenário bastante desafiador e também precisamos destacar a comprometimento das equipes. Mesmo frente às diversidades impostas pela pandemia, todos nós atuamos para organizar os trabalhos desenvolvidos na SES da melhor maneira possível”, pontuou Fábio Baccheretti.  

Por Jornalismo SES-MG