Em parceria com a empresa AeC, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do núcleo de Mobilização Social, realizou nos dias 20 e 21/02 uma ação de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde e o uso da camisinha em todas as relações sexuais para a prevenção de HIV/Aids, hepatites, sífilis, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Crédito: Arquivo

Durante a ação, foram entregues preservativos e cartilhas informativas para os funcionários da empresa lotados em duas unidade na regional de Belo Horizonte.“O público de colaboradores atendidos pela ação, na sua grande maioria enquadra na faixa etária 18 à 25 anos. Foram conscientizados do uso e da importância de usar preservativos, não somente neste período festivo do carnaval, mas em todos os momentos do ano. O nosso pessoal compreendeu que o bem estar e a saúde de todos começa com proteção e cuidado”, avaliou Jarbas Lopes, analista da Diretoria de Pessoas da AeC.

Saiba mais sobre o trabalho de mobilização social da SES-MG em: www.saude.mg.gov.br/mobilizacao
Saiba mais sobre sexo seguro em: www.saude.mg.gov.br/sexoseguro

Sexo seguro

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/AIDS, alguns tipos de hepatites, e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os jovens são a faixa etária que menos usam camisinha. No período de 2007 a junho de 2018, no que se refere às faixas etárias, observou-se que a maioria dos casos de infecção pelo HIV encontra-se na faixa de 20 a 34 anos, com percentual de 52,6% dos casos.

Preservativos masculinos e gel lubrificante estão à disposição dos cidadãos nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), organizações de sociedade civil e outros serviços credenciados. 

Existem dois tipos de camisinha: a masculina, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a camisinha feminina, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis. Clique aqui e saiba como usá-la. Ambas também funcionam como métodos contraceptivos, evitando uma gravidez não planejada.

Por Juliana Gutierrez