Membros do Comitê Regional de Enfrentamento das arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizaram, na terça-feira, 13 de fevereiro, uma reunião com representantes da Superintendência Regional de Ensino, da 15ª Companhia de Meio Ambiente, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), para falar sobre a febre amarela.

O objetivo da reunião foi repassar informações sobre a doença, a forma de transmissão, principais sintomas, prevenção, vacinação e o fluxo de atendimento em casos de identificação da epizootia (ocorrência de animais infectados, geralmente primatas no caso das arboviroses) e atendimento clínico ao paciente.

A referência técnica em arboviroses da SRS Teófilo Otoni, Rosiane Pessoa Teixeira, ressaltou a importância da vacinação como a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. “A vacina é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de vacinado, você está protegido por toda vida”, declarou Rosiane.

Foto: Déborah Ramos Goecking

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde nas unidades básicas de saúde.

Iniciativa

A reunião foi motivada devido às ações propostas no Plano de Ação de Enfrentamento da Febre Amarela no estado de Minas Gerais, em decorrência à detecção de uma amostra de primata não humano (PNH) confirmada para febre amarela no município de Brasília de Minas, da Gerência Regional de Saúde de Januária.

Dentre as ações elencadas, foi proposta a realização de uma reunião com instituições ligadas ao meio ambiente e às comunidades rurais e escolares, uma vez que a febre amarela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

“Precisamos do apoio de vocês como parceiros da saúde, na divulgação dessas informações”, enfatizou Rosiane na reunião. Para o representante da polícia ambiental, Tenente Awderclaner Ferreira Vieira, a iniciativa foi excelente. “Falaremos sobre o assunto durante as Instruções Semanais ocorridas na Companhia”, pontuou.

Comitês Regionais de Enfrentamento das arboviroses(CREA)

Os Comitês Regionais de Enfrentamento das Arboviroses (CREA) foram instituídos no final de 2020, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.241, para monitorar o cenário epidemiológico e assistencial das arboviroses nas regionais de saúde, e discutir ações a serem desenvolvidas para o devido enfrentamento às arboviroses junto com os municípios. No período de sazonalidade (dezembro a maio), os membros dos CREAs se reúnem semanalmente. Fora desse período, as reuniões ocorrem quinzenalmente.

Para saber mais sobre a Febre Amarela, acesse:

Por Déborah Ramos Goecking