A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu, nesta terça-feira,  16 de maio, a visita técnica de 63 estudantes do 1º período de medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

A visita técnica foi proposta pelo professor Murilo César do Nascimento, que leciona a disciplina Políticas e Práticas de Saúde. Para ele, “essa visita é muito importante para a sensibilização dos alunos, logo no início do curso, para que tenham uma noção mais ampla da rede de saúde pública e da gestão em saúde. Assim, os alunos podem ter mais noção de como é o dia a dia dos municípios e dos pacientes”.

Durante a visita, os coordenadores e técnicos da SRS Alfenas apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os seus setores, abordando os financiamentos e programas de saúde, além de destacar o papel da Atenção Primária como porta de entrada dos usuários e também fomentadora de ações de prevenção.

Foi enfatizado também o papel da atenção secundária, no atendimento de demandas de especialidades médicas. Destaque para os serviços de referência da odontologia e da rede de cuidados à pessoa com deficiência, que atendem diversos municípios do sul do estado e estão localizados em Alfenas. Houve também a apresentação da Rede de Atenção Psicossocial no atendimento de demandas da saúde mental, tão evidenciada durante a pandemia.

Foto: SRS Alfenas

Os técnicos da SRS reforçaram a gestão tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), onde União, Estados e municípios têm suas funções, limites de atuação e responsabilidades de custeio na saúde. Foi demonstrada a importância da atuação dos profissionais de saúde no fornecimento de informações, como os dados de notificação compulsória e como podem auxiliar aos pacientes no acesso a medicamentos fornecidos pelo Estado.

Para o estudante Djeison Delgado, da República de Cabo Verde, que está no Brasil há pouco mais de dois meses, com o objetivo de se formar em medicina, conhecer o funcionamento do SUS tem sido uma surpresa positiva. “Vejo que a saúde aqui no Brasil é tratada de uma forma muito boa, semelhante em alguns pontos ao meu país. São serviços organizados, orientados por leis e que permitem o acesso a todos, com uma visão bem social e acolhedora para aqueles que mais precisam”, disse o estudante.

A superintendente da SRS Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, destacou o momento como crucial para ampliar a visão dos futuros médicos sobre a saúde pública. “Entender como a saúde funciona é fundamental no exercício da profissão. O SUS está presente de alguma forma no dia a dia de todas as pessoas, por meio das vacinas, das condutas das vigilâncias de saúde, na regulação de leitos para o encaminhamento do paciente para as instituições mais adequadas ao atendimento que ele precisa, em tudo. Sabemos que o olhar diferenciado dos alunos sobre o funcionamento do SUS e seus bastidores é fundamental para o bom trabalho na ponta”, disse a superintendente.

Por Thayane Viana