Seguindo o plano regional de contingência e combate a infestação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e da chikungunya, os municípios de Dom Cavati, Joanésia, Córrego Novo, Naque e São João do Oriente e Pingo d’Água, já receberam a Força Regional. Nesta semana a atividade está sendo realizada em Vargem Alegre. As cidades de Santana do Paraíso e Entre Folhas estão previstas como as próximas a receber a mobilização. A Força Regional busca trabalhar com manejo ambiental: aplicação de larvicida, e remoção de focos de dengue com mutirões de limpeza, além de trabalhos de conscientização da população acerca da importância da limpeza de casas e terrenos.

A ação de combate é conjunta com agentes do estado que trabalham na remoção dos focos de dengue, além do apoio do município, com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde e outros. A referência técnica em arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Micheli Egídio, pontua que “é papel do cidadão colaborar com atitudes de boa conduta e eliminação de possíveis focos, como os inservíveis, ou seja, materiais que já não servem mais, e que não foram descartados corretamente, como pneus, copos, garrafas, tampinhas, dentre outros”.

Créditos: Divulgação SRS Cel. Fabriciano

A Força Regional aconteceu em janeiro no município de Joanésia, e envolveram atividades de visita com aplicação de larvicida e remoção de inservíveis, além de conscientização da população. Segundo o agente de combate a endemias (ACE) do município, Mateus Morais, “é muito importante o combate do mosquito, que é a forma mais eficaz de prevenção às arboviroses. Durante a mobilização, a principal atividade é a conscientização das pessoas, no compromisso pelo combate aos locais de provável proliferação do mosquito", pontuou o agente.

Atenção redobrada

De acordo com o Boletim Epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika, pela última atualização de 12 de março de 2023, a macrorregião de saúde do Vale do Aço tem 1.538 casos confirmados de dengue. Em relação à chikungunya, são 82 casos confirmados e quanto ao zika vírus, até o momento há 1 caso confirmado.*

* Fonte: dados registrados no Painel Arboviroses extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

Por Lucas Alves (estagiário sob supervisão)