Na última segunda-feira (06/03), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina deu início à distribuição da segunda remessa de vacinas bivalente contra a covid-19 aos 34 municípios da sua área de abrangência. A quantidade de vacinas entregues nesta remessa corresponde a 40% do público alvo dessa fase, num total de 20.634 doses.

Somada com a primeira remessa, que começou a ser distribuída no dia 23 de fevereiro, onde foram repassadas 15.006 doses, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já disponibilizou para a região doses suficientes para imunizar 69% do público da primeira fase da campanha, totalizando 35.640 doses da vacina bivalente enviadas ao território, até o momento.

Créditos: Ricardo Maciel

Segundo a referência técnica da imunização da SRS Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, antes do início da aplicação da vacina bivalente, foram realizadas reuniões e capacitação específicas para utilização do novo imunizante contra a covid. “Realizamos reuniões on-line nos meses de dezembro de 2022 e em fevereiro de 2023 com todos os 34 municípios da regional, com objetivo de repassar orientações sobre o Informe Técnico Operacional da Vacinação contra a covid-19, que deu ênfase nessa nova etapa da campanha que passa a utilizar o imunizante bivalente”, explicou Carolina.

Fases e público alvo da campanha:

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), as fases previstas para a vacinação com o imunizante bivalente são:

· Fase 1 - pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições a partir de 12 anos de idade; imunocomprometidos a partir de 12 anos; pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos.

· Fase 2 - pessoas de 60 a 69 anos de idade.

· Fase 3 - gestantes e puérperas.

· Fase 4 - trabalhadores da saúde.

· Fase 5 - pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade.

A vacina bivalente é uma nova opção de vacina contra a covid, desenvolvida pela Pfizer, que protege contra a cepa original da doença e também contra as subvariantes da Ômicron, como a BA.1, BA.4 e BA.5.

Clique aqui e confira a quantidade de vacinas bivalente que cada município da SRS Diamantina recebeu nas duas primeiras remessas disponibilizadas pela SES.

Por Ricardo Maciel