O público infantil dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) vem demonstrando, nas últimas análises de imunização, baixa adesão às campanhas de gripe e sarampo. As crianças compõem parte do público-alvo das duas campanhas, e, no caso da gripe, juntamente com o público das gestantes e puérperas, vêm apresentando baixos índices de cobertura.

Até 20/05, 134.348 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe, dos 342.343 indivíduos estimados para a campanha, na região. Para cálculo de cobertura vacinal, foram considerados os seguintes grupos: crianças, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, indígenas, idosos e professores - que representaram 48,01% de cobertura, enquanto a meta para esta campanha é de 90%. Estes índices estão em sintonia com a situação da vacinação a nível estadual, que também tem sofrido com a baixa adesão do público.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o objetivo da ação é aumentar a proteção da população que pertence aos grupos prioritários das campanhas contra as doenças. A única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Em se tratando da campanha do sarampo, estimava-se imunizar 49.038 crianças de 6 meses a menores de 5 anos da região da SRS Varginha, nos 50 municípios da região da SRS. Até 20/5, 24.164 crianças haviam recebido a dose do imunizante, o que representa 49,28% de cobertura total, longe da meta de 95% estipulada para esta campanha. Já os trabalhadores de saúde - outro público contemplado pela Campanha de vacinação contra o sarampo e que totaliza 22.079 indivíduos - possuíam, até a análise datada de 20/05, um total de 56% de cobertura, sendo 12.371 doses aplicadas.

Créditos: Tânia Corrêa

Apesar dos números estarem abaixo da meta estipulada, a SRS Varginha segue como a quinta Regional de Saúde do Estado com maior número de doses de vacina contra sarampo aplicadas. “Estamos num momento de aumento de casos de doenças respiratórias pelas baixas temperaturas e ainda precisamos interromper um surto de sarampo que o Brasil está vivenciando. Assim, precisamos do apoio da nossa população para levar seus filhos para vacinar e também das gestantes, puérperas e profissionais de saúde”, reforça Aline Ribeiro Soares, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Varginha.

As campanhas possuem previsão de encerramento no dia 3/6. Na sexta-feira, 27/5, a Rede de Frio da SRS Varginha realizará a oitava distribuição de 41.850 imunizantes contra a gripe, já tendo havido distribuído, até esta fase da campanha, 327.045 doses aos 50 municípios da região. A distribuição contemplará também a entrega de 7.170 doses da vacina triviral, que imuniza contra o sarampo.

Por Tânia Corrêa