A Fundação Hemominas inaugurou na manhã desta quarta-feira, 1° de dezembro, o oitavo Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do estado. Desta vez, a beneficiada foi a população de Itajubá, no Sul de Minas, que, a partir de 9 de dezembro, não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para realizar a doação de sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores, que em Minas Gerais chega a 1,8% da população.

Créddito: Adair Gomez

Durante a solenidade de inauguração, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi,agradeceu ao secretário de Saúde, Fábio Bacharetti, e ao governador, Romeu Zema, pela politica voltada para a saúde nesta gestão; parabenizou o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e o secretário municipal de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho, que se empenharam na implantação do PACE. “A Fundação Hemominas está buscando sempre parcerias para aumentar a capacidade de coleta e oferecer sangue de qualidade a todos os mineiros. Estou muito feliz em estar aqui hoje, inaugurando o segundo PACE da Hemominas no Sul de Minas. Tenho certeza que esta unidade irá ajudar muito a população do município e região”, afirmou. A presidente encerrou sua fala agradecendo a todos os servidores da Hemominas que se desdobram cotidianamente para oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos que procuram a instituição. 

Por sua vez, o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, iniciou seu discurso pedindo uma salva de palmas para os servidores que vão atuar no PACE.  Disse que a instalação só foi possível com a parceria do estado e município. "Nossa cidade uniu esforços para concretizar esse sonho antigo que era ter um posto de coleta de sangue na cidade. Tenho certeza que isso ajudará muito os moradores de Itajubá e região. Estou emocionado. Hoje concluímos um sonho antigo”, afirmou.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Nilo Baracho, também se mostrou satisfeito com a inauguração do PACE na cidade. “Agradeço à Fundação Hemominas que não mediu esforços para nos ajudar na implantação deste PACE, que era um sonho antigo da população. Agora, os moradores de Itajubá poderão doar sangue sem sair da cidade. Estou feliz e grato em poder fazer parte dessa equipe que hoje entrega esse projeto", afirmou.

Posto Avançado de Coleta Externa - PACE

Instituído através de uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura de Itajubá, o PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e está vinculado ao Hemocentro Regional de Pouso Alegre, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue.

Localizado na Policlínica de Varginha – Avenida Henriqueto Cardinali, s/n –, o PACE tem capacidade para atender 60 candidatos à doação por dia. Vai funcionar uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 12h30, para atendimento aos candidatos à doação de sangue. A previsão é que as coletas tenham início no dia 9/12.

Esta unidade vai fortalecer a oferta de sangue e hemocomponentes em toda a região do Sul de Minas, tanto na ampliação do número de coletas, quanto na segurança e melhoria das condições oferecidas aos doadores voluntários. “Estamos com as negociações bem avançadas para instalação de PACES em Pará de Minas, Varginha e Ipatinga. Desejo que consigamos ir adiante para disponibilizar mais essas opções aos candidatos à doação de sangue”, afirmou a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi.

A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o PACE é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados a no máximo 150 km da unidade da Hemominas de referência, e que tenha uma estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.

Mais informações para imprensa: comunicacao@hemominas.mg.gov.br

Assessoria de Comunicação Social: (31) 99448-3555
Hemocentro Regional de Pouso Alegre: (35) 3449-9900

Por Assessoria Hemominas