A Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá está utilizando o instrumento de supervisão dos serviços de imunização dos 31 municípios jurisdicionados, no intuito de apoiar o alcance de metas de cobertura vacinal, melhorar os aspectos gerais das salas de vacinas e incentivar a contribuição dos membros das equipes. Em novembro, foram supervisionados os setores de imunização das cidades de Rosário da Limeira (23), Vieiras (24) e Patrocínio do Muriaé (25), em uma aproximação da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o trabalho local, com foco no desempenho e na melhoria contínua.

Crédito: Keila Siqueira de Lima

A Supervisão realiza um papel de avaliação da qualidade da estrutura física e de ordens técnicas, sendo uma atividade complexa e necessária. “É preciso conferir se os serviços ofertados atendem às recomendações do Plano Nacional de Imunização. Para isso, aplicamos um roteiro de avaliação baseado no Instrumento de Supervisão para Sala de Vacinação, do Ministério da Saúde, contando com a participação de todos profissionais envolvidos neste trabalho local, pois é importante ouvir e entender os possíveis gargalos, encontrando a solução de forma conjunta”, contou Wallan Macdonald, referência técnica do setor de Imunização da URS-Ubá.

A rotina tem sido passar a manhã conferindo o processo de trabalho e, na parte da tarde, entregar um relatório com possíveis adequações aos gestores das secretarias municipais de saúde. “A supervisão é uma via bidirecional de aprendizagem, em que o objetivo é o aperfeiçoamento dos serviços ofertados à população. Nossa abordagem é colaborativa, pois entendemos que nestes últimos dois anos os profissionais de saúde têm sofrido com sobrecarga física e emocional, e a URS-Ubá sempre teve essa postura de ser suporte técnico e apoio”, complementou Wallan.

Há programação para continuidade da supervisão aos serviços municipais de imunização em janeiro de 2022.

Por Keila Siqueira de Lima