A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Assessoria de Governança Regional (AGR) e apoio da diretora regional, Ioná de Carvalho Lisboa, promoveu a Semana de Conscientização da Saúde do Homem aos seus servidores.

Divulgação

Na última sexta-feira (26/11), foi ministrada palestra pela médica Liliane de Oliveira Melo, na qual a clínica geral abordou o câncer de próstata - conceito, fator de risco, sintomas, diagnóstico, exames e tratamento. Foi explanado também sobre o câncer de pênis, além de dicas sobre a saúde de forma geral.

O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão. Porém, mesmo diante disso, a maioria dos casos da doença tem início nas glândulas responsáveis por produzirem parte do líquido seminal (sêmen), que protege e nutre os espermatozoides. O seu diagnóstico envolve o toque retal, a dosagem do PSA, a ultrassonografia transretal, a biópsia da próstata.

Os fatores de risco para desencadear a doença estão atrelados a alimentação, raça, obesidade, bebidas alcoólicas, exposição à radiação, exposição no trabalho e no ambiente, exposição solar, HPV e outras infecções, além da hereditariedade.

Os sintomas mais comuns são: micção mais frequente, várias vezes durante a noite; dificuldade em começar a urinar; dificuldade em continuar a urinar uma vez que começou; sangue na urina; micção dolorosa. Já os sintomas menos comuns de ocorrer são: ejaculação dolorosa e dificuldade de atingir ou manter ereção.

Conforme informado na palestra, o tratamento para o câncer de próstata se baseia em cirurgia para remoção da próstata, em quimioterapia, na imunoterapia, podendo ter como complicações metástase, incontinência urinária, disfunção erétil, além dos fatores metabólicos como, hipertensão, nível de açúcar elevado no sangue; nível de lipídios sanguíneos elevado, alto IMC (índice de massa corporal).

Foi informado, também, que não há uma forma efetiva de se prevenir o câncer de próstata, porém, quando diagnosticado precocemente, os índices de cura são bem altos.

Por isso a importância da conscientização dos homens, pois é preciso que todo homem acima dos 50 anos faça exames preventivos numa frequência anual, para poder iniciar o quanto antes o seu tratamento.

A palestrante, a médica Liliane de Oliveira Melo, finalizou sua apresentação com palavras de incentivo aos homens para se cuidarem: “Quem já possuir idade recomendada deve realizar os exames de forma anual, e os demais fiquem atentos aos sinais e sintomas da doença e, se perceberem quaisquer irregularidades, procurem o médico imediatamente, tendo em visa que o melhor tratamento é a descoberta precoce da doença”.

Em continuidade aos eventos, na manhã do sábado (27/11), foi organizada uma partida de futebol masculino na quadra do Servir (Serviço de Promoção da Criança e do Adolescente), com participação dos servidores e seus familiares. Na ocasião, houve um momento de reflexão sobre a Saúde do Homem, pois, conforme estudos e pesquisas já realizadas em todo o mundo, a atividade física realizada de forma regular reduz o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

A diretora da Regional de Saúde de Januária ressaltou: “Dedicamos esse momento para reflexão acerca da Saúde do Homem com intuito de sensibilizar a população masculina sobre a importância do cuidado integral”, disse Ioná.

 

Por Giuliana Dias Luz Batista