A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizará na próxima quinta-feira, dia 02/12, às 14h, o Webinário "O Direito à Saúde: Alternativas e Responsabilidades". Este encontro tem como objetivo apresentar as alternativas penais e também discutir as responsabilidades no que se refere à oferta dos serviços de saúde.  

Além disso, vai marcar o encerramento da terceira turma do curso de Qualificação em Saúde para Trabalhadores do Sistema Prisional-MG, que atuam em unidades prisionais que, além da custódia, realizam atendimento médico-hospitalar. 

O Webinário terá como convidados: Fernanda Otoni Brisset; Supervisora clínica no  Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ/TJMG) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS/ PBH); Nara de Araújo, Supervisora de Proteção Social do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)/ Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Lucas Pereira de Miranda; Advogado; Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e Coordenador Estadual do Programa Fazendo Justiça.  A conversa será mediada por Crisane Costa Rossetti, Doutora em Psicologia.

A transmissão será realizada pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

O evento será aberto ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem realizar o registro da presença, o link será disponibilizado no início do Webinário.

O Curso
O curso de Qualificação em Saúde para os trabalhadores do Sistema Prisional MG é fruto de uma parceria da ESP-MG com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MG). A formação está em sua terceira turma e, devido à pandemia, teve de ser interrompida em 2020, retomando de forma remota, em 2021.

O curso preparou os trabalhadores da SEJUSP-MG para reconhecerem o território de saúde prisional como espaço de promoção e proteção à Saúde para pessoas privadas de liberdade e para a saúde dos trabalhadores, que compartilham com esta população o mesmo ambiente.

Por Vívian Campos