A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) está reforçando o trabalho de mobilização dos municípios do Norte de Minas para a busca ativa de 36 mil 355 pessoas que estão atrasadas para tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) aponta que em todos os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas há pessoas que não voltaram aos locais de vacinação para completar o esquema vacinal e, por isso, não estão imunizadas contra o novo coronavírus.

Nesse contexto, no Norte de Minas o maior contingente é constituído por 20 mil 086 pessoas que faltam completar o esquema vacinal com aplicação da segunda dose da CoronaVac e 16 mil 269 da AstraZeneca.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com base no levantamento realizado pela SES-MG todos os municípios têm condições de identificar as pessoas que estão com a segunda dose de vacina em atraso e, por meio das equipes de estratégia de saúde da família, realizar a busca ativa. Na relação repassada às secretarias municipais de saúde consta, inclusive, o local onde foi aplicada a primeira dose da vacina e outros dados das pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado.
“Vale lembrar que, além de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid e, com isso completar o esquema vacinal, as pessoas precisam seguir as recomendações de uso de máscara; cuidar da higiene pessoal e manter o distanciamento social”, alerta Agna Menezes.
Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 22 mil 571 pessoas atrasaram a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os municípios que apresentam maior contingente de pessoas que precisam completar o esquema vacinal são: Montes Claros (6 mil 780 pessoas); Taiobeiras (1 mil 736); Janaúba (1 mil 691); Salinas (1 mil 276); Monte Azul (1 mil 182); Matias Cardoso (998); Espinosa (745); Jaíba (725); Coração de Jesus (511); Porteirinha (489); Gameleiras (453); Francisco Sá (438); Mato Verde (427); Engenheiro Navarro (423) e Novorizonte (422 pessoas).
Entre os 25 municípios que pertencem à Gerência Regional de Saúde de Januária, o levantamento realizado pela SES-MG aponta 11 mil 852 pessoas com o esquema vacinal contra a covid ainda não concluído. Entre as localidades com maior número de pessoas estão: São Francisco (2 mil 585); Januária (1 mil 805); Manga (1 mil 366);  São João da Ponte (1 mil 186); Brasília de Minas (932); Varzelândia (919) e Bonito de Minas (395).
Entre sete municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Pirapora, três apresentam maior número de pessoas que precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid: Pirapora (633); Buritizeiro (364) e Várzea da Palma (287).
NOVA REMESSA
Nesta quinta-feira, 22, todos os municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas receberam nova remessa de vacinas. Ao todo são 49 mil 260 doses de imunizantes da AstraZeneca/Universidade de Oxford; CoronaVac e da Pfizer/BioNtech. A nova remessa é destinada para o término do esquema vacinal em pessoas com comorbidades e na faixa etária entre 50 a 54 anos. Também serão contemplados com aplicação da primeira dose trabalhadores de indústrias e caminhoneiros.
VACINÔMETRO
Até a manhã desta quinta-feira, 22, dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro revelam que aumentou para 254 mil 070 o número de pessoas residentes no Norte de Minas que já estão imunizadas contra a Covid-19 por terem recebido a dose única da vacina da Janssen ou as duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca ou da Pfizer.
Outros 678 mil 380 norte-mineiros já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid e aguardam o término do prazo para o recebimento da segunda dose.
Crédito: Secretaria Municipal de Saúde de Gameleiras
 

Por Pedro Ricardo