O superintendente regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, participou da entrega de 141 respiradores doados à macrorregião Oeste pela Federação de Indústrias do Estado Minas Gerais (Fiemg). Em todo o Estado, foram entregues 1600 mil equipamentos ao Governo de Minas para equipar hospitais e municípios para o enfrentamento à Covid-19. Os respiradores foram produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom.

Crédito: Divulgação

Na macrorregião Oeste, os municípios de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Pitangui, Cláudio, Lagoa da Prata, Oliveira, Campo Belo e Luz foram contemplados. A iniciativa da federação é importante em um momento em que há a retomada da economia, possibilitando à rede assistencial estar equipada para atender à população. “A doação desonera a saúde pública, fortalece a rede assistencial e permite economicidade. Hoje, muitos hospitais estão com equipamentos alugados, o que onera esses prestadores. Agradeço a Fiemg pela iniciativa”, destacou o superintendente regional de saúde.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou que a instituição colabora com o Governo de Minas em diversas frentes fazendo doação de máscaras, álcool em gel e túneis de desinfecção, além de ter consertado, aproximadamente, 400 respiradores pertencentes ao Ministério da Saúde que estavam parados. “Além de termos consertados respiradores que estavam parados, também, investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que hoje entrega esse grande número de respiradores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, frisou o presidente da Fiemg.

“A Fiemg segue trabalhando arduamente, ao lado da indústria mineira, para mitigar os efeitos dessa pandemia. Ficamos felizes em dar esse respiro para nossa região com esses novos ventiladores pulmonares”, finalizou o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares.

Por Willian Pacheco