Equipe técnica da Regional de Saúde de Itabira reuniu-se, por videoconferência, com os gestores municipais das três microrregiões de saúde de sua área adscrita, na última terça (23/06), quarta (24/06) e sexta-feira (27/06).

Na ocasião, dentre os temas abordados destacam-se implementação do Painel Covid-19-MG, informação sobre os resultados alcançados pelos municípios referentes ao 3º quadrimestre de 2019 da Política Estadual de Promoção da Saúde, resultados do 1º quadrimestre de 2020 referentes ao cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde, ações de Mobilização Social e de Ouvidoria, além de pactuações relativas ao Pro-Hosp do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG.

Quanto ao núcleo de gestão regional, Dayene Morelato falou sobre a situação dos instrumentos de gestão do SUS aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde no ano de 2020 e sobre o fluxo de adesão ao Minas Consciente nas três reuniões. Ressaltou que as informações a serem alimentadas no DigiSUS são de periodicidade mensal e deverão ser encaminhadas ao núcleo regional sempre que solicitadas”, esclareceu.

Créditos: Regional de Saúde de Itabira

Quanto à Comunicação Social, Darliéte Martins, solicitou aos gestores municipais que organizassem mailing list com endereço de empresas, da imprensa, instituições e blogs que possam atuar como possíveis parceiros da SES-MG em cada município no trabalho de publicização de informações sobre a pandemia através de seus canais de veiculação de notícias. Esclareceu ainda que “as peças publicitárias encontradas no site da Secretaria Estadual são de uso irrestrito e poderão ser utilizadas e publicadas em todos os canais de mídia desde que mantida a fonte. Precisamos ampliar o nosso trabalho de comunicação com toda a rede social possível e existente em nossa região para que chegue a todos, e em todos os lugares, a informação mais exata, mais clara e fiel sobre o Covid-19, o tratamento e as medidas de controle da pandemia”, finalizou.

Adriana Procópio, da coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), apresentou aos municípios os indicadores da política estadual de promoção à saúde (3º quadrimestre de 2019) e do cofinanciamento de atenção à saúde (1º quadrimestre de 2020) e as respectivas avaliações de execução dos mesmos.

Painel COVID

Ainda na reunião de CIB, a equipe técnica da regional falou sobre o novo Painel COVID que tem como objetivo aprimorar o processo de consolidação diária dos dados da doença no Estado, tornando mais simples e ágil a atualização de informações sobre a covid-19 na base de dados da SES/MG. Essa base de dados alimentada diariamente possibilitará a identificação, com maior precisão, do real cenário epidemiológico nos municípios, para a adoção de medidas oportunas de controle. Segundo Aline Martins da Costa, coordenadora de vigilância epidemiológica da regional de Itabira, o painel é o panorama da situação dos casos de COVID-19 em Minas Gerais. “É importante que os municípios alimentem o Sistema até às 12 horas, diariamente. Os municípios devem coletar os dados em um dia e alimentar o sistema no dia posterior”, esclareceu.

As próximas reuniões da CIB já estão marcadas para os dias 31 de junho, 1º e 3 de julho 2020.

Por Regional de Saúde de Itabira