A Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) está implantando a nova metodologia de informações sobre os casos da covid-19 em Minas Gerais, junto aos pontos focais, que são referências epidemiológicas da doença nos municípios. A mudança foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Sala de Situação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES Minas Covid-19) para, entre outros objetivos, aprimorar o processo de consolidação diária dos dados, formando o Painel Covid-19 de Minas Gerais.

As informações e esclarecimentos sobre o novo método de registro de casos da doença foram fornecidos aos pontos focais por meio de videoconferência com a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a coordenadora da vigilância epidemiológica Márcia Aparecida Silva Viana e a responsável pela gestão de dados Patrícia Mendes – todas pertencentes a SRS de Passos. Márcia Viana explicou que a alteração da metodologia tem o objetivo de corrigir conflitos de informações que vinham ocorrendo entre os boletins dos municípios e do estado por causa do descompasso de tempo. “É um sistema bem quantitativo, mas é um sistema que veio evitar essas falhas que estavam ocorrendo”, disse.

Créditos: Enio Modesto

O Painel Covid-19 MG irá substituir as planilhas de registro dos dados da covid-19, passando a “otimizar o tempo dos municípios para a notificação oportuna dos casos confirmados notificados no território, evitando desarticulação nas informações da SES e das SMS (secretarias municipais de saúde)”, pontuou a coordenadora da vigilância epidemiológica.

Após Márcia Viana justificar a nova metodologia, Patrícia Mendes fez o passo a passo de preenchimento do Painel Covid-19, orientando e esclarecendo dúvidas dos participantes, que são referências municipais em assuntos relacionados à pandemia do coronavírus. Conforme as orientações, os municípios deverão preencher o Painel Covid-19 MG até às 12h de cada dia, mesmo em finais de semana e feriados, com o total de casos confirmados de Covid-19 no município, incluindo óbitos, o total de casos recuperados até a data do preenchimento e o total de casos confirmados que precisaram ser internados desde o início da pandemia.

Segundo a SES-MG, todos os 853 municípios mineiros devem alimentar o painel diariamente, mesmo os que não tenham casos confirmados da doença, que terão de preencher os campos com o número zero. A SES-MG pretende “aprimorar o processo de consolidação diária dos dados, tornar mais simples e ágil a atualização de informações pelos municípios e identificar, com maior precisão, o real cenário epidemiológico do município, com vistas à adoção de medidas de controle oportunas”, com a adoção do Painel Covid-19 MG.

Por Enio Modesto