O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus promove na próxima terça-feira (22/03), às 14h, em Uberaba, reunião de trabalho com os municípios integrantes das Superintendências Regionais de Saúde e de Ensino de Uberaba para tratar das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti e do controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

Participam dessa reunião o vice-governador e Presidente do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, Antônio Andrada, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, técnicos da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e outras autoridades.

A reunião vai acontecer no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental, localizado na Av. Dr. Randolfo Borges Jr. 1.000 Univerdecidade, em Uberaba. No fim do encontro, as autoridades atenderão à imprensa. Em seguida, elas farão uma visita à Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, localizada na Avenida Saudade, 289, Uberaba, onde conversam com os alunos e professores sobre a importância da participação da comunidade escolar no combate ao Aedes Aegypti.

Comitê

O Governo de Minas criou, no final do mês de dezembro de 2015, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A expectativa é que o Comitê tenha funcionamento contínuo. O grupo tem como objetivo propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, bem como reduzir a incidência das doenças e seus efeitos e auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. A mobilização dos gestores, servidores e da população em geral acerca das ações necessárias para diminuição da infestação pelo Aedes aegypti também é objetivo do Comitê Gestor, por meio de seus órgãos em níveis central e regional.

O comitê é liderado pelo vice-governador, Antônio Andrade e tem a Secretaria de Estado de Saúde à frente da secretaria executiva. Também compõem o grupo de trabalho as secretarias de Estados de Governo; Casa Civil e Relações Institucionais; Planejamento e Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Defesa Social; Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Educação; Transportes e Obras Públicas; além da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Copasa, Cemig, Departamento de Obras Públicas e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. A Assembleia Legislativa de Minas e a Associação Mineira de Municípios também integram o comitê, como convidados.

Por Vívian Campos