Na última quinta-feira, dia 23 de maio, foi realizado o Ciclo 9 e o monitoramento final do Projeto Saúde em Rede, com municípios da área de abrangência da Superintendência Regional da Saúde (SRS) de Governador Valadares. O evento contou com a participação média de 40 tutores do projeto das microrregiões de Resplendor, Mantena, Peçanha, São João Evangelista e Santa Maria do Suaçuí.

Esta reunião foi um marco no encerramento do Projeto Saúde em Rede, iniciado em dezembro de 2022. Uma iniciativa estratégica, destinada a fortalecer e integrar os serviços de saúde no estado, através da reestruturação dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), buscando proporcionar um cuidado mais eficiente e humanizado, focado em linhas de cuidado prioritárias, como o atendimento em saúde materno-infantil, hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Reunião do Saúde em Rede realizada no auditório da SRS Governador Valadares

Para Taiz Reliquias dos Santos, do setor de Atenção Primária à Saúde, este projeto foi muito importante pois incentiva uma melhor articulação entre a APS e a AAE, fortalecendo a estrutura dos processos de trabalho e possibilitando uma construção coletiva entre os profissionais.

O encontro abordou temas essenciais para a melhoria da saúde pública em um momento teórico, visando conhecer os aspectos do perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e do Diabetes Mellitus (DM) no Brasil, além de compreender e discutir os fatores que influenciam ou determinam o desenvolvimento de HAS e DM. Foram discutidos os aspectos relacionados à organização do cuidado oferecido na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) a essas condições, explorando o cuidado compartilhado entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada.

Reunião do Saúde em Rede realizada no auditório da SRS Governador Valadares

Esta ação espera consolidar e legitimar o papel da APS como coordenadora do cuidado, numa relação de responsabilidade solidária e compartilhada com a AAE, contribuindo para um sistema de saúde mais integrado e eficiente. As áreas técnicas envolvidas (Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada), buscam juntamente, construir esse processo de interlocução e de cuidado coordenado aos pacientes nos territórios microrregionais, a partir destas reuniões e respectivas agendas de dispersão.

Em relação aos próximos passos, para garantir a continuidade do projeto, será necessário o compartilhamento do que foi discutido nos encontros “Agora os municípios têm a responsabilidade de expandir o projeto para as outras unidades de atenção primária” explica Ludmila Menezes Gobbi, analista do Saúde em Rede e técnica do setor de APS.

De acordo com o superintendente regional de Saúde Romulo Gusmão, o evento encerra uma etapa de longa duração e de muito trabalho realizado. “O que se espera, agora, é ver os processos se desdobram território afora, o monitorarmos dessa dinâmica, sem perder de vista a análise dos indicadores, para atestamos, com base em evidência, que o todo o esforço empenhado, contribuiu de modo efetivo à entrega de valor em saúde. Isso atesta o compromisso do Governo de Minas com o cidadão e os serviços que lhe são disponibilizados”.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Foto 1:Por: Samira Viana