No dia 22 de maio, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou a primeira oficina regional do Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (Proagri Saúde). O evento, destinado aos profissionais da Vigilância em Saúde dos 21 municípios que compõem a região, teve como objetivo repassar orientações básicas para a condução do projeto, abrangendo todos os eixos da vigilância em saúde.

O Proagri Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e aos municípios, visa agregar ações de vigilância sanitária, saúde do trabalhador, epidemiologia e imunização. O projeto pretende otimizar os esforços das equipes de Vigilância em Saúde dos municípios e promover a integração entre elas, buscando uma abordagem mais eficaz e coordenada.

23.05.2024-PROAGRI SAÚDE1-Pedro Lucas

Durante a oficina, Ivany Maria Silva de Brito, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas, destacou a natureza inovadora do projeto. "O Proagri Saúde tem a possibilidade de mudar o perfil da agricultura familiar na região, melhorando a acessibilidade dos agricultores a novos mercados consumidores, bem como a serviços de saúde", afirmou a coordenadora. Ela ressaltou que essa integração é essencial para fortalecer a agricultura familiar, que desempenha um papel fundamental na alimentação das cidades e na economia local.

O projeto busca resolver questões, promovendo boas práticas de manipulação de alimentos, prevenindo surtos alimentares e melhorando a saúde dos trabalhadores rurais. Além das questões sanitárias, o projeto também foca na saúde do trabalhador rural. Isso inclui a atualização das carteiras de vacinação, controle de doenças diarreicas e orientação sobre saúde no trabalho. Esses esforços são fundamentais para levar programas de saúde a áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos, garantindo que os trabalhadores do campo também tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Ângela Ferreira Vieira, diretora de Vigilância em Alimentos da SES-MG, destaca que a agricultura familiar tem uma importância econômica significativa para o Brasil. ”Especialmente aqui em Minas Gerais, que é o segundo estado com mais agricultores familiares, esses agricultores são fundamentais, pois fornecem os alimentos diários que consumimos, em contraste com o agronegócio, que foca principalmente na exportação de grãos”.

23.05.2024-PROAGRI SAÚDE2-Pedro Lucas

O PROAGRI-SAÚDE também desempenha um papel vital em políticas públicas de alimentação, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que exige que 30% dos alimentos comprados sejam provenientes da agricultura familiar. Dessa forma, o projeto não só melhora a saúde pública, mas também fortalece a economia local ao abrir novos mercados para os agricultores familiares.

A primeira oficina regional do Proagri Saúde marcou o início de um esforço coordenado para integrar ações de vigilância em saúde, beneficiando tanto os agricultores familiares quanto a população em geral. Com o empenho dos profissionais de saúde e a colaboração entre os municípios, o projeto tem o potencial de transformar positivamente a agricultura familiar na região.

Rita de Cássia Lopes, coordenadora de Vigilância em Saúde de São Gotardo, destacou a importância do projeto para fortalecer os laços entre a vigilância em saúde e os pequenos produtores, especialmente no que se refere à vigilância sanitária. "No meu ponto de vista, o projeto é de grande importância para o fortalecimento dos laços da vigilância em saúde com os pequenos produtores, principalmente no que diz respeito à vigilância sanitária. A reunião para capacitação e esclarecimento de dúvidas é importante para o processo de trabalho dentro das ações já desenhadas pelo estado”.

Por Pedro Lucas / Fotos: Pedro Lucas