O Governo de Minas destinou R$ 30,5 milhões anuais para que municípios mineiros e consórcios intermunicipais de saúde contratem empresas especializadas na operação de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), equipamentos popularmente conhecidos como drones. Em uma parceria entre Estado, município e consórcios intermunicipais de Saúde, as cidades da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre estão recebendo o auxílio destes equipamentos que irão contribuir na identificação, monitoramento e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue. Na segunda-feira (20/5), o município de Itajubá, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cismas), foi contemplado para o uso desses veículos aéreos.

De acordo com Kyanne Gonzaga, responsável técnica do Cismas, o projeto vem como uma ação complementar ao combate de arboviroses. “Os drones não tiram o serviço dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), ele dá um suporte maior para identificar os focos de larvas e mosquitos, a fim de auxiliar os agentes de endemia a serem mais eficazes no ponto de interesse em um local mais preciso”, disse.

23.05.2024-Itajubá-drones 1-Otávio Coutinho

A responsável técnica também explicou as etapas do projeto. Finalizada a primeira etapa na qual o drone mapeia as áreas com maior número de casos, os relatórios são enviados e os municípios fazem a estratégia. “Caso um desses pontos seja de difícil acesso, eles podem solicitar o drone para tratamento, que vai até o ponto e faz a dispensação do larvicida”.

Na mesma linha, a servidora pública da SRS Pouso Alegre, Karen Fernanda, destacou a importância da parceria. “Trata-se de uma política pública complementar, inovadora, materializada por meio de parceria firmada entre a SES-MG, os consórcios e os municípios envolvidos, que nasceu para ajudar o trabalho dos agentes de endemias no combate do Aedes aegypti, fortalecendo as ações de detecção e, consequentemente, a eliminação de focos da dengue”.

Itajubá-drones3-Otávio Coutinho

A implementação da nova ferramenta no trabalho dos agentes de endemia do município foi destacada pela secretária municipal de saúde de Itajubá, Mariana Cristina. “Será mais uma ferramenta de combate a dengue que vai auxiliar o trabalho dos agentes de endemia”. A secretária informou ainda que hoje (20/5) começou a ser feito o monitoramento. Posteriormente, os agentes de saúde vão tratar os possíveis casos e, se necessário, entrar na fase de tratamento.

Os drones são operados pela empresa Aero Engenharia e irão sobrevoar diversos bairros da cidade no período da tarde. Inicialmente, o mapeamento aéreo será realizado nos bairros Novo Horizonte, Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia, São Sebastião, Piedade, Centro, Varginha, Imbel, Oriente e Rebourgeon.

Itajubá-drones2-Otávio Coutinho

Cismas
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cismas), com sede em Itajubá (MG), atualmente possui 15 municípios consorciados, atendendo aproximadamente 200.000 mil habitantes nos municípios de Brazópolis; Conceição das Pedras; Consolação; Delfim Moreira; Gonçalves; Itajubá; Maria da Fé; Marmelópolis; Paraisópolis; Pedralva; Piranguçu; Piranguinho; São José do Alegre; Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.

Por Otávio Coutinho / Fotos: Otávio Coutinho