A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das microrregiões de saúde abrangidas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos do mês de maio teve a participação do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems MG), Edivaldo Farias da Silva Filho. Entre outros assuntos, Edivaldo Farias falou de projetos e acordos para melhorar a prestação dos serviços de saúde aos cidadãos.

Dirigida pela superintendente Kátia Rita Gonçalves, a reunião conjunta da Câmara Técnica e ordinária da CIB foi realizada no auditório da SRS Passos, em 9/5, com a presença dos dirigentes do Cosems, coordenadores e referências técnicas da unidade regional de saúde e gestores municipais de saúde.

CIB das microrregiões SRS Passos recebe presidente do Cosems MG

A pauta do encontro trouxe temas relacionados ao financiamento das redes de atenção à saúde, como as novas regras de financiamento do Programa de Intervenção Precoce Avançado (Pipa); política continuada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais; monitoramento do programa Opera Mais Minas; situação regional das arboviroses; campanhas de vacinação; saúde bucal e saúde mental, dentre outros.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a visita do presidente Cosems MG Edivaldo Farias à SRS Passos, atendeu ao convite dos gestores de saúde e do Cosems Regional Passos. A participação do dirigente teve o objetivo de integrar as ações de apoio do órgão estadual ao órgão regional do Cosems, aproximando-se dos 27 gestores municipais de saúde, em busca de soluções conjuntas para os problemas rotineiros que o setor apresenta.

Para Kátia Gonçalves, a visita de Edivaldo Farias deu destaque para a importância da mobilização e participação dos gestores de saúde nos espaços de governança do SUS. Segundo a superintendente, Farias contribuiu também para estimular a articulação e expressão das demandas dos gestores, que podem oportunizar uma gestão compartilhada para negociação e implementação das políticas de saúde pública.

“Os desafios enfrentados pelos secretários municipais de Saúde devem ser compartilhados entre os pares na busca por melhor qualificação, no fortalecimento da gestão da saúde, no planejamento regional e na busca pelo financiamento das ações e serviços de saúde”, afirmou Kátia Gonçalves. Ela observa ainda que a capilaridade do trabalho ofertado pelas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) e pelas 28 regiões administrativas do Cosems, em conformidade com o Plano Diretor de Regionalização (PDR), contribui para a superação daqueles desafios.

CIB das microrregiões SRS Passos recebe presidente do Cosems MG

Dos assuntos abordados por Edivaldo Farias, um deles foi sobre o projeto Simplificar e Solucionar, juntamente com o Ministério Público de Minas Gerais. A proposta é promover, no âmbito dos municípios, serviços de conciliação e promoção de formas alternativas de resolução de disputas que envolvam pedidos de medicamentos, tratamentos ou insumos, reduzindo os impactos da judicialização da saúde.

“É uma proposta inovadora”, disse Farias, observando que o projeto ainda será apresentado em nível macrorregional. “Esse projeto veio para facilitar a nossa vida de gestor e principalmente do cidadão”, afirmou.

Segundo a presidente do Cosems Regional de Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, a presença do presidente Cosems estadual contribuiu para que ele pudesse conhecer melhor as especificidades do território. “Como ele está em uma posição estratégica, consegue levar as demandas dos gestores de nossa região ao nível estadual. Os gestores ficaram satisfeitos com sua participação ativa e esperam que isso traga bons resultados para a saúde pública local”, avaliou.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos