Ações de promoção à saúde bucal e de prevenção relacionadas ao tema, como a prevenção do câncer bucal, com a campanha Maio Vermelho, mobilizaram municípios da Unidade Regional de Belo Horizonte (URS-BH) no mês de maio. Palestras, ações em praças, atividades lúdicas, Dia D e ações de saúde em escolas foram frequentes em diversos municípios da região central de Minas Gerais, entre eles: Brumadinho,  Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Santana do Riacho,Sarzedo e Ribeirão das Neves.

No município de Jaboticatubas, 1.165 alunos participaram das atividades na Semana de Mobilização Social em Saúde Bucal nas Escolas e do Dia D Mais da Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE). Foram mobilizadas seis escolas municipais e duas estaduais.

Em todas as escolas do município foram realizadas ações de prevenção e promoção à saúde, como palestras com material educativo, atividades interativas, músicas e rodas de conversa sobre os temas higiene bucal e alimentação saudável. Houve também distribuição de kits, escovação orientada e aplicação tópica de flúor. Nas Escolas Municipais Paulo Rodrigues de Aguilar e Padre Candinho foi realizado o levantamento epidemiológico dos alunos.

Em Ribeirão das Neves, o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE reforçou a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários. Nas palestras sobre higienização bucal, o Programa Saúde na Escola foca nos hábitos de vida saudáveis e em práticas de autocuidado. A coordenadora do PSE, Letícia Figueiredo, destaca os benefícios do Programa. “Por meio de abordagens integradas, há o desenvolvimento de ações de políticas de saúde nas escolas, considerando que as crianças são mais receptivas a novos conhecimentos quando estão em ambiente escolar, contribuindo efetivamente para a saúde dos educandos da rede municipal”.

Referência técnica de saúde bucal na URS-BH, Raymundo Roja Junior, salienta que a cárie não é mais um problema que deixa gestores da saúde pública sem dormir. “Em declínio há anos, podemos notar uma sensível melhora nos indicadores epidemiológicos. Além disso, em se tratando de saúde pública, uma só pessoa que apresente este problema é motivo para mobilização dos responsáveis por sua área de abrangência (Programa Saúde na Escola)”. Contudo, Raymundo ressalta que “Desafios permanecem, especialmente em áreas rurais e comunidades vulneráveis”.

Para a referência técnica, a parceria entre saúde e educação traz maior abrangência, cobertura, além de divulgar a cultura do autocuidado. “O PSE é a concretização deste ideal. Realizado em ambiente escolar, dentro de uma semana inteira de ações voltadas para conscientização do valor da saúde, o dia D, como foi chamado, ficou por conta da saúde bucal”.

Dia D e Maio Vermelho
No dia D, ocorrido em 8/5, as equipes de saúde bucal desenvolveram diversas práticas englobando escovação supervisionada; aplicação tópica de flúor, exame bucal com finalidade epidemiológica e Tratamento Restaurador Atraumático (ART).

Referência em saúde bucal da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS BH), Raymundo Roja Júnior, lembra que, além do PSE, está em pleno curso, o Maio Vermelho. “O objetivo do Maio Vermelho é prevenir o câncer bucal, por meio de exames clínicos específicos, e, se necessário, encaminhamento para especialistas”.

Por Leandro Heringer / Fotos: SMS dos municípios