A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu, nesta terça-feira, 7/5, o Seminário Regional de Vírus Respiratórios. A ação foi realizada no Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga com a finalidade de preparar os 35 municípios atendidos pela SRS para o período sazonal de influenza, covid-19 e demais vírus respiratórios.

O seminário foi destinado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), do setor de imunização, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e os profissionais dos hospitais do centro de controle de infecção hospitalar.

07.05.2024 - Seminario virus 2 - Gabriel Barroso

De acordo com Aline Eliane dos Santos, especialista em Políticas e Gestão da Saúde e palestrante do seminário, a reunião dos profissionais visou organizar o serviço e capacitar os profissionais para atender os pacientes com o vírus respiratórios da forma mais eficiente possível. “A gente consegue organizar a nossa rede e o nosso fluxo de trabalho para ficarmos preparados e atendermos melhor os casos. O objetivo é ter uma abordagem mais imediata, uma resposta mais rápida dos serviços de saúde”, explica.

Durante o evento foi relatado o acompanhamento das notificações de agravos, além de tratar sobre a previsão do aumento de casos dos vírus respiratórios como a influenza e a covid-19. “A gente tem uma previsão em todo o estado sobre um acometimento da população pediátrica, principalmente por conta da alta circulação do vírus sincicial respiratório. Então a gente tem se organizado já prevendo que nós podemos ter um agravamento maior das crianças nesse próximo período sazonal”, relatou.

Aline Eliane dos Santos complementou que o objetivo é que todos estejam preparados. “Organizarmos o serviço para termos um melhor acolhimento das crianças, organizarmos os nossos leitos pediátricos hospitalares para que a gente esteja preparado para qualquer emergência”.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Foto: Gabriel Barroso/SRS Coronel Fabriciano