Montes Claros, São João da Ponte e Taiobeiras estão sendo contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) com a disponibilização de R$ 6,4 milhões destinados à construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já o incremento temporário de serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de 13 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte vai receber aporte superior a R$ 7 milhões, oriundos de emendas parlamentares.

Para a construção de novas UBSs, a Portaria 3.617, publicada no dia 23/4, formaliza para Montes Claros investimento de R$ 2,4 milhões. Já para São João da Ponte e Taiobeiras estão sendo destinados cerca de R$ 2 milhões, para cada localidade.

Maior cidade do Norte de Minas, Montes Claros vai construir nova UBS

A portaria do MS define que “os recursos serão liberados em parcela única aos municípios que, periodicamente, deverão informar o andamento das obras. A prestação de contas deverá ser realizada por meio de Relatório Anual de Gestão (RAG), aprovado pelos conselhos municipais de saúde”.

Neste mês de abril, o MS lançou novos modelos de Unidades Básicas de Saúde, policlínicas, maternidades, centros de parto normal e de centrais de regulação do Samu. “Os projetos apresentam ambientes de trabalho otimizados, com uma abordagem estratégica para aprimorar a prestação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, buscar melhores padrões de eficiência na implementação das políticas públicas. Também visam o uso inteligente de recursos e o estabelecimento de espaços acolhedores tanto para os beneficiários, quanto para os profissionais de saúde”, pontua o MS.

Atenção Primária
Para o incremento temporário de serviços de Atenção Primária à Saúde, a Portaria 3.614, também publicada dia 23/4, define o repasse de R$ 4,5 milhões a nove municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. Estão distribuídos da seguinte forma: Rubelita (R$ 1,2 milhão); São João do Paraíso (R$ 922,1 mil); Glaucilândia (R$ 600 mil); Joaquim Felício (R$ 500 mil); Taiobeiras (R$ 400 mil); Novorizonte (R$ 300 mil); Montes Claros (R$ 200,7 mil); Botumirim e Itacambira (R$ 200 mil para cada município).

Em três municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária serão investidos R$ 2,1 milhões: Ubaí (R$ 1,2 milhão); Juvenília (R$ 650 mil) e Varzelândia (R$ 300 mil).

Na área de atuação da GRS de Pirapora, os serviços de atenção primária de Várzea da Palma estão sendo contemplados com o repasse de R$ 285,7 mil.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Prefeitura de Montes Claros