Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas. Em algumas localidades, como é o caso de Aiuruoca e Serranos, municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, o Dia D será realizado neste sábado, 20/4.
Na Regional de Saúde de Varginha, 41 municípios disponibilizaram atendimento nas Unidades de Saúde (UBSs), no sábado ou em horário diferenciado durante a semana (de 15 a 19/4) semana, para atualização dos cartões de vacinação da população. Já 39 municípios estão realizando conferência de cartões e vacinação nas escolas. Assim, os 50 municípios que compõem a SRS Varginha estão fomentando a ampliação da cobertura vacinal.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Na ação de mobilização do Dia D, foram disponibilizadas à população todas os imunizantes de rotina e de campanhas que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), possibilitando a atualização do cartão de vacinação para aqueles que perderam alguma dose de vacina.

De acordo com o público-alvo e os protocolos de cada imunizante, em Varginha, cidade sede da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, foram aplicadas 1.443 doses de vacina contra a Influenza (gripe) e atualização de cadernetas apenas nas ações do Dia D, realizadas na Central Municipal de Vacinas e Unidades Básicas de Saúde.

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, destaca que o desafio de ampliar a cobertura vacinal é permanente nos territórios. “Nos nossos 50 municípios, temos mais de 160 escolas participando também dessas ações. Sabemos que as escolas são locais privilegiados de conscientização sobre a importância da vacinação. Essas crianças e jovens nos auxiliam a orientar inclusive seus pais, avós e cuidadores, para que procurem tomar as vacinas, especialmente a da influenza nesse período, evitando adoecimentos e até mesmo óbitos”, explica o superintendente.

Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de vacinação durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

Cenário da vacinação
A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde/PNI para os grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas vivendo em terras indígenas é de 90%. A referência técnica de imunização da SRS Varginha, Poliana Pereira, explica que “o município de Varginha, alcançou até o presente momento, o percentual de cobertura vacinal contra a Influenza de 10,94% dos grupos prioritários, total que se encontra pouco abaixo das coberturas alcançadas pela SRS Varginha, em torno de 13,85%, e de Minas Gerais, que alcança 11,50% neste início de campanha”.

No ano de 2023, a cobertura vacinal de influenza da SRS Varginha foi de 65,47%. De acordo com Poliana Pereira, “são necessárias estratégias que objetivem a sensibilização da população tais como a mobilização e comunicação social e ampla divulgação das ações de vacinação no território; ampliação/oferta do acesso; vacinação através de estratégias de vacinação extramuros; busca ativa de não vacinados e horários de funcionamento diferenciados e estendidos de Unidades Básicas de Saúde, entre outras”. A referência técnica em imunização disse que estas estratégias têm sido realizadas pelos municípios, buscando o alcance das metas de indicadores de coberturas vacinais e contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da disseminação de doenças imunopreviníveis.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi