Neste sábado, 23/03, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito mobiliza a população, profissionais de saúde e parceiros em Divinópolis, nos bairros Dom Cristiano, Jardim das Oliveiras e Fonte Boa, com o objetivo de combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Também há uma mostra educativa na Praça do Ferroviário, no bairro Esplanada. A mobilização social ocorre em mais de 600 municípios em todo estado de Minas Gerais.

A ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, contou também com parceria da Associação de moradores do bairro Esplanada, em conjunto com a VLI (empresa de logística que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas da Ferrovia Centro-Atlântica S.A), além da Academia de Letras de Divinópolis, Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Asmare), Lions Clube e Corpo de Bombeiros.

A superintendente da regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Silveira Carvalho, destacou que este é o segundo Dia D do movimento Minas Unida Contra o Mosquito que o estado está promovendo para que todos possam participar e tenham consciência que o trabalho é conjunto. Ela destacou que o objetivo é conscientizar a população, pois a maioria dos criadouros são encontrados dentro das casas. “É uma demonstração de corrente do bem, em que todos nós estamos unidos para o combate ao mosquito”, disse. “Aqui na macrorregião de Saúde Oeste vários municípios estão participando. Uma ação que deve ser diária e de responsabilidade de cada um. Buscamos neste dia fortalecer a adesão ao combate ao mosquito”, pontuou a superintendente.

O supervisor de Vigilância de Saúde Ambiental, Juliano Cunha, ressaltou que o município de Divinópolis já realizou mais de 100 ações educativas e seis mutirões de limpeza neste ano de 2024, sendo dois destes mutirões com a participação do Estado. Ele explicou que para o mutirão ficam dois caminhões em pontos de apoio e quatro caminhonetes percorrem as ruas recolhendo os materiais inservíveis. “As caminhonetes percorrem as ruas e recolhem os materiais que a população colocou para serem recolhidos e trazem para os locais onde estão caminhões de apoio, agilizando o trabalho dos agentes”, explicou Juliano.

Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais do batalhão de Divinópolis, Wadalon Rosse de Miranda, a entidade apoia todas as medidas de combate ao enfrentamento à dengue. “Hoje, por meio de uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, estamos apoiando as ações no bairro Jardim das Oliveiras, com ações preventivas e ações ativas de recolhimento de materiais que podem ser foco de dengue”, disse. “Importante ressaltar que o combate é de responsabilidade de todos, da população e dos órgãos públicos”, frisou o sargento.

Uma responsabilidade que também é ambiental. o presidente da Asmare (Associação de Catadores de Material Reciclável), Raimundo Nonato Xavier, pontuou que a parceria com o município de Divinópolis também colabora para preservação do meio ambiente. “Com material recolhido, conseguimos tirar um dinheiro para a nossa sobrevivência e também ajudamos o meio ambiente ao retirar de circulação estes materiais descartados pela população”, comentou o presidente da Asmare.

Outros 26 municípios da macrorregião Oeste também desenvolveram ações do dia D da campanha Minas Unida contra o Mosquito.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Por Willian Pacheco