A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, no dia 21 de março, do Seminário Regional de Regularização de Recursos Hídricos, realizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam – Unidade Regional de Gestão das Águas do Sul de Minas (Urga-SM). O seminário faz parte da programação do Igam na Semana da Água de 2024, que ocorre nos dias 21 e 22 de março, no auditório do Senai, em Varginha.

O evento é voltado para usuários de recursos hídricos outorgáveis - ou seja, quando a pessoa física ou jurídica tem a autorização dos órgãos públicos para uso da água em área rural e urbana -, consultores ambientais, analistas de órgão de apoio rural, engenheiros municipais que atuam com meio ambiente, estudantes e interessados no tema. Foram convidados representantes de 179 municípios do Sul de Minas.

O cenário epidemiológico das arboviroses nos 50 municípios abrangidos pela Regional foi apresentado pela coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS Varginha, Monique Borsato. “Comparando o mesmo período de 2023 com este ano, já temos em nossa região um aumento de 3.474% no número de casos prováveis de dengue e aumento de 1.190% no número de internações”, destacou.

Monique Borsato ainda explicou a influência das alterações climáticas e meteorológicas nas arboviroses. Por falar no seminário para um público que trabalha diretamente com meio ambiente e águas, a coordenadora alertou que “é importante destacar publicações científicas que mostram como a temperatura, precipitação e umidade influenciam diretamente na reprodução, sobrevivência, distribuição geográfica e capacidade de transmissão de patógenos pelo Aedes Aegypti”. O combate das arboviroses não é uma ação somente da saúde, mas de um trabalho integrado e da participação ativa do cidadão.

A assessora de comunicação social da SRS Varginha, Thayane Viana, abordou a importância da mobilização social para o engajamento da comunidade na eliminação de focos e também o papel da comunicação social na disseminação de informações de prevenção, conscientização, cuidados e no combate às notícias falsas. Foram destacadas as ações de mobilização e peças informativas disponíveis da página da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Governo Unido no combate ao mosquito
Dentre as ações relatadas, foram abordadas as capacitações de enfrentamento e manejo clínico das arboviroses, ofertadas em Varginha na semana passada, webinários, cursos remotos da SES-MG e os dois dias D de combate ao Aedes, realizados em 24/2 e 23/3, em todo o estado.

A ação “Governo unido no combate ao mosquito” foi uma das ações fomentadas pela SES-MG que foram destacadas. “A ação fez com que buscássemos uma proximidade com outros órgãos estaduais, municipais e federais para que cada um estivesse consciente da necessidade de manter suas sedes livres de focos do Aedes e se propusesse a pensar em formas de contribuir no enfrentamento da epidemia”, disse Thayane Viana. A assessora explica que , após algumas reuniões de alinhamento, a Regional de Varginha recebeu o convite da coordenação do Igam regional, que concedeu o espaço para troca de experiências.

Ruben Alvin, analista ambiental do Igam Sul de Minas, explicou que o Seminário Regional, organizado com o apoio de diversos parceiros, teve como objetivo debater as principais normativas, em Minas Gerais, relacionadas ao uso e regulação de recursos hídricos, além de orientações técnicas para processos de outorga.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi