Com anuência da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), o Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira, 14/3, a Portaria 3.294, qualificando cinco unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios de Manga, Salinas, Jequitaí, Grão Mogol e Montes Claros. As unidades são administradas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), pertencem à Central de Regulação das Urgências de Montes Claros e estão jurisdicionadas às áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

A qualificação das unidades vai possibilitar a injeção de recursos superiores a R$ 729,3 mil no custeio dos serviços prestados pelo Samu, divididos da seguinte forma: Manga, Salinas e Montes Claros, que possuem Unidades de Suporte Avançado (USA) e serviço de suporte aéreo (R$ 151,6 mil, para cada serviço); Jequitaí e Grão Mogol, que possuem Unidades de Suporte Básico (USB) receberão, cada uma, incentivo financeiro de R$ 137,1 mil.

14.03.2024 - Montes Claros - SAAV NORTE DE MINAS

O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “até então as unidades do Samu só recebiam incentivo financeiro estadual e a qualificação por parte do Ministério da Saúde (MS) será importante para o incremento dos atendimentos às demandas da população. A qualificação terá dois anos de validade, podendo ser renovada mediante novo processo de avaliação. Os recursos poderão ser utilizados no custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade, desde que garantida a manutenção das unidades que foram habilitadas e qualificadas”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Cisrun