A partir de segunda-feira (11/3), os quase 800 mil habitantes dos municípios pertencentes às áreas da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova contarão com mais agilidade no resultado dos exames laboratoriais para vírus respiratórios e os arbovírus. Uma parceria entre a SES-MG e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) proporcionou que o Laboratório de Biotecnologia Animal (Labtec) da UFV se tornasse um laboratório de Saúde Pública que iniciará o processamento de amostras para a detecção dos vírus influenza A e B, covid-19, Vírus Respiratório Sincicial (RSV), dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Atualmente, esses testes são feitos exclusivamente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que recebe exames de um grande número de municípios mineiros, acarretando que os resultados pudessem demorar de cinco a dez dias. Com a parceria da UFV, o Labtec fará o processamento dos exames provenientes dos 61 municípios da área de abrangência da GRS Ubá e da SRS Ponte Nova. O tempo resposta se encurtará para até três dias, a depender da organização dos municípios em encaminhar as amostras para o laboratório.

06.03.2024-Ubá e Ponto Nova - UFV 2

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, Fábio Ribas, é um grande benefício para a população e para os serviços públicos de saúde, obtermos os resultados mais rapidamente neste período no qual há alta transmissão de arboviroses em concomitância com o aumento de casos de covid-19. “O acesso aos resultados em tempo oportuno, contribuirá para o melhor desfecho clínico e epidemiológico dos serviços municipais e regionais de saúde. Essa agilidade e proximidade da UFV com o território, é um grande marco e um grande avanço para os municípios de nossa jurisdição”, contou Fábio Ribas.

O Labtec processará exames de biologia molecular, como o RT-PCR, considerados padrão ouro para diagnóstico, e as secretarias municipais de Saúde devem organizar e prover a coleta, o acondicionamento e transporte de amostras biológicas para diagnóstico molecular. Nos dias sete e oito de março, em videoconferência, os técnicos de Vigilância Epidemiológica dos 61 municípios foram orientadas quanto às normas de biossegurança e também quanto aos procedimentos obrigatórios, como a notificação dos casos suspeitos e o cadastro da amostra no GAL – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do SUS.

06.03.2024-Ubá e Ponto Nova - UFV 3

Graziele Dias, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova observou que  ter a UFV como parceira e receber a inserção deste laboratório de na  vigilância laboratorial regional é um importante marco para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no território. “Foi um longo processo até o credenciamento, habilitação e para iniciar de fato as atividades. Tudo fruto de muita pesquisa e planejamento, demonstrando como descentralizar a Vigilância Laboratorial e regionalizar traria benefícios para a população e para os sistema de saúde, que agora está preparado para atuar de maneira mais dinâmica e com maior precisão dos cenários de transmissão viral”, ressaltou Graziele Dias, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova.

Financiamento

Através das resoluções SES/MG nº 7.797 e  8.637, o Labtec recebe custeio do Estado de Minas Gerais para ser um Centro Colaborador, integrando a rede de Vigilância Laboratorial estadual, descentralizando o serviço que estava concentrado em BH e aproximando-o dos municípios do interior de diagnósticos laboratoriais de alta qualidade.

Por Keila Lima e Tarsis Murad / Fotos: Divulgação Acervo UFV