A Gerência Regional de Saúde de Unaí realizou, nos dias 5 e 6 de março, o 7º Ciclo Formativo do Projeto Saúde em Rede. A formação dos tutores de Atenção Primária à Saúde (APS) abordou os processos relacionados ao atendimento das condições agudas, tendo como foco o acolhimento da demanda espontânea com classificação de risco.

Além disso, foram discutidas estratégias para a gestão do cuidado aos usuários com condições crônicas, como a estratificação de risco e as práticas de educação em saúde para promoção do autocuidado. Para os tutores dos serviços de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), foram discutidas as competências da equipe no cuidado à usuária com gestação de alto risco. Participaram tutores dos 12 municípios jurisdicionados à microrregião.

06.03.2024- GRS Unaí realiza o 7º Ciclo Formativo do Projeto Saúde em Rede

Amanda Mares, analista regional da URS Unaí, destacou a importância do projeto na aproximação entre a atenção primária e especializada: “Nós discutimos a importância da corresponsabilização das equipes de APS e AAE no atendimento aos usuários que precisam de assistência multiprofissional especializada, pois isso garante a continuidade do cuidado, reduz o tempo de espera e as filas para esses serviços, já que são encaminhados aqueles usuários que possuem os critérios de risco”.

Leila Faria, que também é analista regional do Projeto pontua que “esse processo também faz com que as equipes de APS sejam mais resolutivas e ofertem serviços mais qualificados, o que gera valor ao cidadão”.

O Projeto Saúde em Rede é um projeto estratégico do Governo de Minas que busca, sob a lógica da Educação Permanente em Saúde, aprimorar as competências das equipes a partir da mudança e reorganização dos processos de trabalho, otimizando o planejamento e a organização da atenção à saúde.

Por GRS Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros