Considerando o período sazonal das arboviroses (dezembro a maio), o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizou em janeiro a segunda reunião para intensificar o apoio aos municípios de sua área adscrita. A primeira reunião aconteceu em dezembro de 2023, de forma presencial, porém foi identificada a necessidade de reforçar as orientações decorrentes do cenário de emergência em alguns municípios.

Essa reunião ocorreu por videoconferência e contou com a participação dos Secretários Municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, referências técnicas em controle vetorial, representantes da assistência e mobilização social dos municípios pertencentes à Regional. Houve participação de 44 profissionais pertencentes a 14 dos 15 municípios.

O objetivo da reunião foi alinhar as ações e apoiar os municípios para enfrentamento às arboviroses, especialmente, neste período de grande probabilidade de ocorrência de casos de dengue, zika e chikungunya.

23.01.2024-GRS-Leopoldina-arboviroses 2

Com o intuito de demonstrar a condição atual dos municípios e instigar a discussão para delinear melhor as ações, foi apresentado o cenário epidemiológico do ano de 2023 e a incidência nas últimas 4 semanas nos municípios da GRS. Na pauta da reunião estava a discussão de ações de vigilância epidemiológica, vigilância  laboratorial, controle vetorial e mobilização social que possam ser abordadas no Plano de Contingência Municipal 2024 para impactar positivamente no cenário atual e controlar e/ou evitar epidemias. Foi incentivada a operacionalização dos Comitês Municipais de Enfrentamento e, no eixo da assistência, foi abordado o manejo clínico.

Durante o encontro, o compartilhamento das experiências e dificuldades enfrentadas, das ações desenvolvidas e das dúvidas relacionadas aos processos de trabalho contribuíram para o direcionamento da implementação do plano para combater as arboviroses.

Sirlene Valverde França, referência técnica em arboviroses da Regional, destaca: “diante do cenário epidemiológico, viu-se a necessidade de orientar os municípios em relação às ações que deverão ser executadas para o enfrentamento das arboviroses e mostrar a importância da participação integrada das áreas para melhor atuação no município”. A referência técnica comentou também  que “é importante conhecer as dificuldades dos municípios para que a Regional possa dar continuidade no apoio aos municípios de acordo com a demanda específica de cada”.

O cenário atual é de alerta

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), referentes às 4 últimas semanas, a GRS-Leopoldina apresenta 4 municípios com grande quantidade de notificações de casos prováveis de dengue, o que os classifica em alta e muito alta incidência e ainda há 1 município com média incidência. Outra situação de alerta é de 3 municípios silenciosos, ou seja, sem notificações. Neste caso, recomenda-se a intensificação de busca ativa para ratificação da ausência de casos.

Sobre os Comitês de Enfrentamento das Arboviroses

De acordo com o Regimento Interno dos Comitês de Enfrentamento das Arboviroses, eles compreendem espaços técnicos de “acompanhamento, monitoramento e avaliação dos indicadores estratégicos e das ações pertinentes ao controle da dengue que cabem aos municípios e ao Estado”.

Em Minas Gerais, foram instituídos pela Deliberação CIB SUS/MG nº 3241, de 21 de outubro de 2020, o Comitê Estadual e 28 Comitês Regionais de Enfrentamento das Arboviroses.

Dentre as competências dos Comitês, ressalta-se o monitoramento do cenário epidemiológico, discussão de ações e suporte para o enfrentamento às arboviroses e solicitação de liberação de equipamento e veículo de UBV (Ultra Baixo Volume) de acordo com o cenário.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina