O último boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, zika e chikungunya em Minas Gerais, divulgado no dia 8/1, apresenta 13 casos prováveis de dengue no município de Chiador. Com uma população de 2.800 habitantes e um número de notificações que esteve alto em dezembro de 2023, chegando a mais de 40 em um dia, o prefeito e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) da cidade receberam membros do Comitê Regional de Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora.

O objetivo da visita foi apoiar, discutir e alinhar as ações no município, como recursos humanos, planejamento e gestão para o combate à dengue.

11.01.2024-juizdefora-creachiador1

Uma das recomendações do comitê foi a ampliação do número de agentes de endemias para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypt. “Para esse momento, colocar mais pessoas empenhadas em fazer o tratamento focal e eliminar criadouros, de forma temporária pode ajudar”, salientou a referência técnica em arboviroses da SRS Juiz de Fora, Andréa Pedretti.

Segundo o prefeito do município, Itiberê Rodrigues dos Santos, algumas ações foram implementadas, como a compra de testes rápidos para detecção de dengue. “Além dos testes, estamos  fazendo campanhas com carro de som e notificando locais com foco. A ampliação do número de agentes pode ser uma medida positiva também”, disse o prefeito.

Para ajudar nas ações práticas de combate à dengue e tratamento focal, o município contratou mais 3 agentes de forma temporária e deve acrescentar mais.. “De acordo com o número de domicílios de Chiador, mais quatro trabalhadores podem trazer um resultado melhor para o cenário em, no máximo, dois meses”, estimou o supervisor de campo da SRS Juiz de Fora, Nilmar Abreu Romano.

Em novembro de 2023, o município solicitou à regional o envio de um veículo equipado com UBV (Ultra baixo volume) para aplicação de inseticida. Na época foi realizado mutirão de limpeza.

Em dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou recurso de R$50 mil para municípios de até 30 mil habitantes.

Por Jonathas Mendes / Foto: Jonathas Mendes e Prefeitura de Chiador