Durante a pandemia da covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) implantou a Sala de Situação: um instrumento de gestão institucional onde a informação em saúde é analisada por uma equipe técnica.

Apesar do fim da pandemia ter sido decretado, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, manteve a Sala de Situação em funcionamento.  Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Schirley Santana Medeiros, a manutenção se deu por um bom motivo.

“Mantivemos como um legado, pois percebemos que a troca de informações de diferentes setores facilita no gerenciamento de emergências e situações de risco”, explicou Schirley.

Considerando o êxito da experiência, um pôster foi exposto durante o 1º Encontro da Rede de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do estado de Minas Gerais, promovido em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de novembro.

Reunião da Sala de Situação - Foto: SRS Juiz de Fora

Objetivos

A Sala de Situação tem objetivos bem definidos. “Além de manter a vigilância e detectar eventos que possam constituir potencial ameaça à saúde pública, esse instrumento produz discussões, gera informações qualificadas e respostas coordenadas”, descreve a coordenadora Schirley Santana.

Em 2023 foram realizadas 16 reuniões técnicas que produziram resultados como:

-         Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas;

-          Manejo clínico e laboratorial das arboviroses; e

-          Buscas ativa e notificação das doenças exantemáticas.

Para Schirley a Sala de Situação se mostrou uma ferramenta fundamental. “Ela permitiu uma participação ativa, multidisciplinar; além de uma equipe mais integrada, sensível e vigilante”, finalizou.

Por Jonathas Mendes