Com três profissionais de Montes Claros ocupando a quarta, sexta e nona colocação em nível nacional em relação à fauna silvestre, o dia 30 de outubro foi marcado na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros por homenagens e entrega da Premiação 10+ Colaboradores do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-GEO 2022). A plataforma, que é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), possibilita aos profissionais de vigilância epidemiológica e de saúde de todas as regiões do país realizar o registro das ocorrências de epizootias com georreferenciamento preciso do local, além de disparar alertas, via e-mail, às referências técnicas estaduais e federais. 

Nos dias 25 e 26 de outubro, durante o Seminário Estadual de Arboviroses, realizado em Belo Horizonte pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além dos profissionais, a SRS Montes Claros e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, também foram homenageadas pelo bom desempenho alcançado na avaliação do SISS-GEO 2022. Entre as dez equipes da categoria Unidades de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos homenageados pela Fiocruz, a Secretaria Municipal de Saúde e a SRS Montes Claros ficaram na sexta e sétima colocação, respectivamente. 

30.10.2023.Montes-Claros-Premiação

Já na categoria 10+ Profissionais de Saúde, Ambiente e outros órgãos, a SRS Montes Claros também foi destaque com a referência técnica em entomologia, Bartolomeu Teixeira Lopes ocupando a oitava colocação em nível nacional. Na mesma categoria, os profissionais da SMS Montes Claros, Gilberto Ramalho Pereira e Valdeir Cardoso dos Santos, ficaram na quarta e nona colocação, respectivamente.

Durante a entrega da premiaçã,o aos profissionais da SMS Montes Claros, a superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destacou que “o resultado alcançado em nível nacional pelos profissionais do Norte de Minas, bem como da Superintendência Regional de Saúde e da SMS Montes Claros, é fruto do esforço e de um trabalho conjunto que o Estado e o município têm executado no sentido de qualificar as equipes de profissionais. O reconhecimento da Fiocruz e da SES-MG evidencia que a região está obtendo resultados positivos na difusão de conhecimentos, contribuindo para que as equipes municipais estejam preparadas para auxiliar o Estado e o Ministério da Saúde (MS) nas tomadas de decisões para o enfrentamento de situações que coloquem em risco a saúde da população e da fauna silvestre”.

Por sua vez, a diretora de vigilância em saúde da SMS Montes Claros, Maria Clara Lélis, observou que “o trabalho conjunto da Superintendência Regional de Saúde e do município tem proporcionado a melhoria contínua da qualificação técnica dos profissionais. E o resultado acaba sendo convertido na melhoria do trabalho executado em benefício da população”, pontuou a diretora. 

 

O sistema

“A plataforma é uma importante iniciativa que possibilita aos profissionais de saúde acesso a informações em tempo real sobre a ocorrência de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano. Isso permite maior agilidade nos serviços de saúde e na adoção de ações de vigilância e prevenção”, explica a coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes. 

O aplicativo SISS-Geo é monitorado pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), e foi elaborado para que qualquer pessoa possa registrar, on-line ou off-line, suas observações de maneira rápida e simples, contribuindo de forma direta nas tomadas de decisão relativas à prevenção de doenças em animais e pessoas.

“Mais de 50% dos profissionais de vigilância epidemiológica e de saúde do Norte de Minas já passaram por capacitações sobre o SISS-Geo, realizadas pela Superintendência Regional de Saúde. Esse trabalho viabiliza que a região avance nas ações de vigilância, evitando que agravos com potencial de atingir grande número de pessoas sejam contidos a tempo”, ressalta Bartolomeu Lopes. 

 

Febre amarela

Além da premiação recebida da SES-MG durante o Seminário Estadual de Arboviroses, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Saúde da SRS Montes Claros apresentou os primeiros resultados do Programa de Descentralização das Ações de Enfrentamento à febre amarela implementadas no Norte de Minas. O trabalho está em andamento nas microrregiões de saúde de Salinas e de Coração de Jesus. Para 2024, a previsão é de que os trabalhos tenham continuidade na microrregião de Janaúba.

 

Por Pedro Ricardo