A campanha do Outubro Rosa, que ocorre durante todo o mês, tem como objetivo conscientizar sobre os cânceres de mama e do colo do útero. É necessário mobilizar homens e mulheres para os cuidados de prevenção e tratamento, pois, o câncer de mama também pode acometer a população masculina.  Em Lima Duarte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu algumas ações de mobilização para lembrar que o cuidado, o olhar atento e a prevenção são fundamentais para a saúde.

A assistente social e referência técnica em mobilização social do município, Amanda Cristina do Nascimento, conta que as ações buscam levar informações necessárias e orientar a população, principalmente as mulheres. “Os momentos de interação e troca de conhecimento ajudam a população a entender melhor os cuidados que precisam ter  com a saúde”, explica a referência técnica.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o último óbito por câncer de mama em Lima Duarte foi no mês de agosto de 2023. Entre 2022 e 2023, o município teve 4 óbitos.

Palestra no Distrito de São Domingos da Bocaina

Homens também devem se cuidar contra o câncer de mama

Apesar da campanha do Outubro Rosa ter mais foco nas mulheres, homens também podem ter câncer de mama, segundo o mastologista Bruno Laporte. “De todos os casos de câncer de mama, cerca de 1% é em homens”, declara. O cuidado não deve ser exclusividade das mulheres. “As pessoas acham que câncer de mama só atinge  mulher, mas o  homem também pode ser vítima. Por isso o Outubro Rosa é uma campanha que deve ter adesão de todos”, completa o mastologista.

No município de Juiz de Fora, em 2023, houve um óbito de homem por câncer de mama. A vítima tinha mais de 80 anos.

De acordo com a assistente social e referência em mobilização, Amanda do Nascimento, a estratégia utilizada para levar orientações aos homens é até onde eles estão. “Os homens geralmente não participam desse tipo de ação que a gente promove nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Então a gente vai até as fábricas, as empresas, e lá conseguimos falar com um bom número de homens e levar essas orientações que são necessárias ", explica.

Mobilização que dá certo

No dia 11 de outubro, Amanda e alguns Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram até o distrito de São Domingos da Bocaina, a cerca de 30 quilômetros da cidade, para um encontro que reuniu mulheres de 9 comunidades próximas.

Moradoras das comunidades vizinhas foram levadas até a Unidade Básica de Saúde Antônio Claudionor de Paula, participaram de palestras, além de agendar mamografia e realizar o exame preventivo.

A moradora do distrito de São Domingos, Rogéria Maria de Paula Lima, não mediu esforços para acompanhar a programação. Acordou às 5 da manhã para preparar tudo e, às 8h30 da manhã já havia almoçado. “Ah, pra eu não ficar perdendo tempo mexendo com comida quando começasse aqui, já almocei foi cedo mesmo”, conta a moradora.

Na programação, além de palestras, teve mesa farta para o café. Segundo a referência técnica do município, Amanda Nascimento, a zona rural é grande e tem muitos moradores. “A gente todo mês faz ações nos vários distritos da cidade. Tem comunidade nas quais só moram 4 famílias, mas vamos sempre com satisfação”, relata. A referência técnica também observou que as mulheres são um público que abraça as ações pois “elas têm mais preocupação com a saúde e tentam se cuidar mais”.

No município de Goianá foi realizada a segunda caminhada do Outubro Rosa, que levou uma multidão a percorrer algumas ruas da cidade.

Em Piau, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma roda de conversa. Durante o evento, foi apresentado o depoimento de uma moradora da cidade que foi curada do câncer de mama.

Por Jonathas Mendes