A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha promoveu, nos dias 9 e 10 de agosto, através da Assessoria de Governança Regional (AGR), uma capacitação técnica sobre os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde e Sistema DigiSUS.

Foram convidados os secretários municipais de saúde, técnicos municipais e representantes dos conselhos municipais de saúde das 50 cidades da área de abrangência da SRS Varginha. A capacitação foi dividida em dois dias, sendo o primeiro para considerações teóricas e o segundo para atividades práticas no sistema. Os treinamentos foram realizados na Cidade Universitária do Grupo Unis, que cedeu as salas e laboratório de informática.

A coordenadora da assessoria de governança regional e referência técnica do DigiSUS na SRS varginha,  Eunice Olímipio, explicou que a capacitação foi articulada para sanar dúvidas que os municípios apresentam com frequência. “É um sistema que começou a ser utilizado em 2018, mas percebemos que os municípios ainda deixam de lançar todas as informações necessárias. Temos também uma rotatividade considerável dos técnicos municipais, por isso pedimos a participação de mais de uma pessoa, para que se sintam preparados para usar o sistema e estejam cientes da sua importância”.

11.082023.Varginha-digisus1

A capacitação foi ministrada pela assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG),  Ethiara Vieira de Macedo, e  pela chefe de seção do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, Roberta Iara Borges.

A superintendente regional de saúde de Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, destacou que “os gestores e técnicos devem considerar que tudo o que acontece na gestão da saúde precisa estar sinalizado nos instrumentos de gestão. Assim, o sistema DigiSUS é a plataforma na qual devem estar inseridas adequadamente essas informações, subsidiando as tomadas de decisões das diferentes esferas administrativas”.

Sistema DigiSUS

O manual do usuário do DigiSUS-Gestor destaca queo sistema possibilita aos gestores municipais de saúde o registro de dados do Plano de Saúde (PS) e da Programação Anual de Saúde (PAS), bem como a elaboração e o envio do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação do Conselho de Saúde. Durante a capacitação, foi apresentado a forma correta do cadastramento e preenchimentos dos dados no Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA) e a solicitação de acesso ao DigiSUS.

Por Thayane Viana / Fotos: Thayane Viana e Prisicla Meneguci