Em meio às preocupações crescentes com a presença de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizou, na segunda-feira, 7 de agosto, uma reunião de alinhamento intersetorial para discutir medidas preventivas e de controle da doença no território. Participaram do evento técnicos da SRS Diamantina; Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG).

O encontro foi transmitido por videoconferência para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, e teve participação do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes e da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo.

Foto: Ricardo Maciel

Os temas abordados incluíram atualização sobre o cenário da IAAP no Brasil e as ações de prevenção e controle de foco pelo IMA; orientações da EMATER-MG para pequenos produtores; diretrizes do IEF para servidores de parques e Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS); e apresentação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) sobre atividades realizadas contra a IAAP. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou o detalhou as orientações para a vigilância da IAAP em humanos.

“Após as orientações repassadas na videoconferência, iniciamos os debates para a criação de um fluxograma, que envolveu a participação de todos os órgãos presentes. Nesse sentido, a reunião foi de grande relevância para o efetivo direcionamento das ações a serem desenvolvidas no território, onde cada órgão tem papel determinante em caso provável ou confirmado para IAAP”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica da SRS Diamantina, José Vicente Honorato.

Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente Regional de Saúde de Diamantina, ressaltou a iniciativa da reunião e a importância de ações coordenadas entre os órgãos estaduais. “Em atenção a uma solicitação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS, promovemos esse encontro que foi bastante produtivo, uma vez que foi possível o compartilhamento de informações de forma ampla, com os pontos de vista dos diversos órgãos que estão envolvidos nesse enfrentamento”, disse a superintendente.

A doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente aves silvestres e domésticas. Os sintomas em aves incluem inchaço na cabeça, pescoço e olhos, descoloração da crista e barbelas, diarreia, diminuição na produção de ovos e morte súbita. O impacto econômico da doença é significativo, pois pode levar a grandes perdas na produção avícola, restrições comerciais e despesas com medidas de controle e erradicação.

O mundo atualmente enfrenta a maior pandemia de IAAP, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção, ou aves silvestres locais. O Brasil recentemente registrou seus primeiros casos de IAAP, especificamente do subtipo H5N1, em aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Até o momento nenhum caso foi confirmado em Minas Gerais.

Por Ricardo Maciel