As mobilizações sociais da campanha Julho Amarelo têm movimentado os municípios da área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá para reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Para isso, o envio mensal de testes rápidos foi incrementado, distribuindo entre junho e julho um total de 14.525 testes para hepatite B e 12.100 para hepatite C, apoiando ações de abordagem e conscientização da população.

Desde 2021, quando a GRS Ubá concluiu a implantação da testagem rápida para hepatites virais, HIV e sífilis, é realizado um trabalho constante de sensibilização dos profissionais para que os testes sejam aplicados comumente nas unidades de saúde, como uma atividade de rotina.

21.07.2023 Ubá JulhoAmarelo2

“Ainda assim, estes meses temáticos e mobilizações são fundamentais para que a população tome conhecimento da existência e da disponibilidade destas testagens gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando diagnóstico precoce, tratamento oportuno e evitando complicações decorrentes das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, relatou Priscila Teixeira, referência técnica regional de ISTs e hepatites virais.

O município de Rio Pomba apresentou uma campanha abrangente, com atividades nas unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) e realização de “Arraiás da Saúde”, com ênfase em testes rápidos, disponibilização de serviços de aferição de pressão e glicemia, além de aplicação da vacina bivalente e influenza. As atividades incluíram os privados de liberdade do presídio municipal, que compõem o público prioritário. Ao todo, 150 recuperandos foram testados, sendo 23 reagentes para sífilis, um para hepatite B e C e um para HIV, todos encaminhados para os serviços de saúde especializados.“Percebemos um ganho junto a nossa população quanto ao conhecimento da prevenção das hepatites. Há uma cultura de “consulta e remédio”, sendo que a prevenção e informação sobre saúde ficavam em segundo plano na mente das pessoas. Então a campanha do Julho Amarelo foi um momento em que pudemos articular com vários parceiros e atores sociais para divulgarmos a disponibilidade de testes rápidos e as ações necessárias para evitarmos o contágio”, compartilhou Ilmara Verbena, coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Pomba.

Todos os 31 municípios da GRS Ubá foram orientados e apoiados para realizarem o Julho Amarelo. Coimbra, Ervália, Mercês, Miradouro, Muriaé, Presidente Bernardes, Rio Pomba e Ubá confirmaram adesão à campanha.

Por Keila Lima / Fotos: Divulgação SMS Rio Pomba