Para aprenderem como utilizar o equipamento de aplicação de um novo inseticida para combate às arboviroses, os agentes comunitários de endemias (ACEs), dos 37 municípios da área de abrangência da regional de Juiz de Fora, receberam capacitação teórico-prática, entre os dias 12 e 14 de junho, numa parceria da SRS com a coordenação de Controle Vetorial da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Nos dias 11 e 12 de julho foi ministrada a parte teórica aos servidores dos municípios da regional de Juiz de Fora, no auditório da SRS. O responsável pela apresentação foi Dionísio Pacceli Costa, referência técnica de Controle Vetorial da SES-MG.

“Quando o agente de endemias vai até uma residência e pede licença para fazer o trabalho, ele está indicando ao morador que atua com responsabilidade. A atuação responsável e o trabalho bem feito proporcionam conscientização e parceria da população, que são importantes.

Além da palestra sobre a atuação dos agentes de endemias, também houve instrução para o uso do inseticida aplicado por meio do sistema AeroSystem.

A nota técnica nº 1/SES/SUBVS-SVE-DVAT-CPECDTA/2020, emitida pela Coordenação do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, explica que o sistema Aerosystem “é uma modalidade de aplicação espacial intradomiciliar que visa eliminar os mosquitos adultos infectados por arbovírus. Esta modalidade de aplicação é uma metodologia complementar às atividades de combate e controle do Aedes aegypti em Minas Gerais”.

Foto: Jonathas Mendes

Nesta quinta-feira, 13/6, os agentes foram a campo para realizarem um trabalho simulado de aplicação do inseticida. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da regional de Juiz de Fora, Rosany Biancoville, destacou a importância da presença dos agentes comunitários de endemias (ACEs) na capacitação. “Os agentes, além de atuarem favorecendo a prevenção e promoção da saúde, têm o importante papel de educadores e orientar a população para eliminar o mosquito transmissor da arboviroses em seus municípios”, ressaltou Rosany.

Boas práticas

Para a eficácia e segurança do agente de endemias, na aplicação do inseticida, a SES orienta que o agente deve portar, obrigatoriamente, os equipamentos de proteção individual e seguir os procedimentos do manual do equipamento.

A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia também pontuou a importância da divulgação antes da aplicação, “a comunidade deverá ser comunicada e informada antecipadamente para que nenhum domicílio fique sem aplicação do inseticida". Ainda segundo Rosany, as ações de mobilização e comunicação social para orientar a população são necessárias durante todo o ano e não apenas quando houver aumento de casos. “A parceria entre o setor público e população é fundamental para o sucesso do combate às arboviroses”, reforçou.

Após a aplicação do inseticida ser aprovada pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses, o município receberá supervisão da SRS durante todo o processo, que inclui: áreas a serem trabalhadas, aplicação e monitoramento das atividades. Além disso, a Regional é responsável pela capacitação  e correta instrução dos agentes de endemias.

Ainda segundo Dionísio Pacceli, os municípios devem fazer solicitação do inseticida pelo Sistema de Insumos Estratégicos (Sies). "Enquanto o município faz a solicitação, a Regional fica responsável por informar à Coordenação de Doenças Transmitidas pelo Aedes o plano de trabalho e a aprovação do Comitê", detalhou.

A SES ainda orienta que os equipamentos devem ser devolvidos ao Depósito Central de Inseticidas da SES-MG, situado no município de Curvelo, imediatamente após o término da aplicação.

Por Jonathas Mendes