A Semana Nacional e o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado na sexta-feira, 19 de maio, foram marcados por diversos eventos realizados em instituições de saúde do Norte de Minas, que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. As instituições estão sediadas nas áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora.

Neste ano, o slogan da Semana Nacional foi: “Um Pequeno Gesto Pode Alimentar Um Grande Sonho. Doe Leite Materno”. Nesse contexto, a referência técnica em saúde da mulher e da criança na Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa, ressalta que os eventos organizados por bancos e postos de coleta de leite humano “constituem momento de promoção do aleitamento materno, fundamental para a saúde das crianças, além de sensibilizar a sociedade para a importância das doações para a vida de recém-nascidos e prematuros assistidos em unidades de cuidados neonatais”.

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por desempenhar papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. O leite contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e substâncias imunocompetentes, além de fatores moduladores de crescimento. Devido à composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive para a hidratação, para atender as necessidades da criança durante os primeiros seis meses de vida.

Nesta semana, a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho, sediado em Montes Claros, Zilá Aparecida Soares Pereira, realizou diversas ações junto às mães doadoras, equipes de atenção primária de Montes Claros e instituições de ensino. Na oportunidade “foi reforçada a importância de capilarizar o conhecimento sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano, aumentando o número de mães doadoras e de crianças beneficiadas”, disse Zilá.

O Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho é responsável pelo processamento do leite doado e distribuição para maternidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

No Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Montes Claros, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram encontro com mães doadoras e gestantes. Na oportunidade, entregaram brindes com o slogan da campanha nacional e reforçaram a importância do aleitamento materno, bem como da doação do excedente.

No Posto de Coleta do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), foi promovido um café em homenagem às mães doadoras e palestras sobre o aleitamento materno com as futuras mamães, reforçando a importância delas também se tornarem doadoras.

Foto: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro - Montes Claros

O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, sediado em Montes Claros, que também possui um Posto de Coleta de Leite Humano, promoveu, na quinta-feira, 18 de maio, encontro de gestantes e mães doadoras. No “Café com Prosa”, além do sorteio de brindes, o aleitamento materno e a doação de leite humano foram abordados em palestras ministradas por profissionais de saúde.

Em Pirapora, a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire também realizou ações envolvendo gestantes e mães doadoras de leite humano.

Investimentos

Por meio da Resolução 8.467, publicada dia 7 de novembro de 2022 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dois bancos de leite humano e quatro postos de coleta sediados na macrorregião de Saúde Norte receberão, este ano, R$ 232,8 mil de incentivo financeiro para o custeio de suas atividades. Em todo o estado, a previsão é de que o investimento em 42 instituições sediadas em 33 municípios será superior a R$ 1,4 milhão.

No Norte de Minas, receberão R$ 79,2 mil para o custeio anual de bancos de leite humano o Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas, e o Hospital Aroldo Tourinho, sediado em Montes Claros.

Com direito a R$ 18,6 mil para o custeio anual de cada posto de coleta de leite humano, as instituições contempladas em Montes Claros são: Hospital Universitário Clemente de Faria; Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e a Santa Casa. Em Pirapora, a instituição contemplada é a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.

Compete aos serviços de saúde que mantêm bancos e postos de coleta de leite humano desenvolver atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; prestar assistência às gestantes, puérperas, nutrizes e lactentes na prática do aleitamento materno e executar as operações de controle clínico das doadoras.

Os bancos de leite devem coletar, selecionar, classificar, processar, estocar e distribuir o leite humano ordenhado e pasteurizado, e responder tecnicamente pelo processamento e controle de qualidade do produto procedente dos postos de coleta.

Além disso, as instituições que mantêm bancos e postos de coleta de leite humano devem dispor de um sistema de informação que assegure os registros relacionados às doadoras, receptores e produtos, disponíveis às autoridades, porém guardando sigilo e privacidade.

Por Pedro Ricardo