Para celebrar uma década da implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participa da campanha Abril pela Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. Em 2023, o tema é “10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente – Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”.

A segurança do paciente é definida como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano associado ao cuidado de saúde. Diminuir os danos por meio das medidas de segurança, de correção de procedimentos e de mudanças de protocolos entre outras medidas, são ações necessárias. As falhas devem ser notificadas, problematizadas e corrigidas para melhorar a qualidade no cuidado em saúde.

Buscando ampliar ainda mais a conscientização sobre o assunto, a campanha orgânica da qual a SES-MG está participando é voltada para a população, profissionais de saúde de unidades como hospitais, clínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros de saúde e também para os gestores dos serviços e se estende ao longo do mês de abril nas Redes Sociais da SES/MG.

Com caráter informativo e educativo, a ação pretende incentivar a cultura de segurança, a mudança comportamental, a adequação às metas internacionais e, principalmente, a notificação de eventos adversos.

Em outra frente, a SES-MG busca desestimular a cultura punitiva, que prejudica o reconhecimento do erro pelos profissionais, desencorajando a notificação e, como consequência, impede o aprendizado organizacional.

Este ano, as experiências exitosas realizadas nos municípios mineiros podem ser enviadas ao Programa Nacional de Segurança do Paciente para serem divulgadas. O envio pode ser realizado até 15 de maio por meio do e-mail abrilsegpaciente@antigo.saude.gov.br

Segundo Nádia Aparecida Campos Dutra, coordenadora de Segurança do Paciente e Controle de Infecções da SES-MG, é primordial aumentar o interesse da população e das unidades de saúde e debater o assunto na esfera pública. “A segurança do paciente garante a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Isto porque os eventos adversos relacionados à assistência são um problema grave de saúde pública”, afirma Nádia.

Outras ações

Em 2023, a SES-MG publicou o Plano Estadual de Segurança do Paciente, que apresenta diretrizes e metas para o Estado, com o intuito de promover a segurança dos pacientes nos serviços de saúde. Também publicou o Plano de Contingência Estadual para Microrganismos Multirresistentes, contendo estratégias para conter a disseminação desses microrganismos nos hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto.

O estado incentiva ainda as unidades de saúde do território mineiro a realizarem a implementação das seis metas internacionais de segurança do paciente que foram estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Joint Commission International (JCI). As metas são: Identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação; Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas e de lesões por pressão.

Crédito: Fábio Marchetto

A execução dessa política pública é realizada pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP). São as instâncias responsáveis por promover, nas unidades de saúde, ações de prevenção e de controle de incidentes que podem significar riscos às pessoas. Estimulam, ainda, a notificação e a investigação dos casos. Em Minas Gerais, são 1.481 NSP cadastrados pelos serviços de saúde do Estado.

As notificações representam um avanço para o controle dos atendimentos de saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros. A maioria dos relatos são de falhas na assistência, falhas envolvendo uso de cateter venoso, lesão por pressão e queda do paciente. “Há um esforço estadual para promover a cultura da notificação. Na última década houve incremento progressivo do número de Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados”, explica a coordenadora Nádia Aparecida Campos Dutra.

Para realizar notificações de problemas que ocorreram, pacientes e profissionais podem acessar o link www.gov.br

Por Jornalismo SES-MG