Apesar da grande atenção voltada para as arboviroses, que vêm acendendo um alerta para que a população se previna contra o mosquito Aedes aegypti neste momento em especial, há de se lembrar que o período sazonal para doenças respiratórias está se iniciando. A covid-19 é uma delas.

Pensando nisso, ações de intensificação vacinal estão sendo elaboradas pelos municípios pertencentes à abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), de modo a incentivar a população para que se imunize contra a covid-19.

A SRS Varginha realizou a distribuição, de 27 de fevereiro a 23 de março, - divididas em 4 remessas - de 95.796 doses da vacina bivalente, que oferece proteção contra o vírus original da covid-19 e também contra a variante Ômicron, dentre outras. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (ômicron) e das variantes BA.4 e BA.5.

Créditos: Secretaria Municipal de Saúde de Dom Viçoso

A estimativa populacional dentre os 50 municípios de abrangência da Regional Varginha, para a vacinação com a bivalente, incluindo todos os grupos prioritários, é de 262.125 pessoas vacinadas. Os grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) envolvem os idosos a partir de 60 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Estratégias de alcance

O município de Três Corações, por meio de parceria entre a equipe de saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, desenvolveu, no dia 25 de março, uma manhã de atividades e serviços públicos gratuitos na comunidade quilombola do Taquaral. A proposta foi facilitar o acesso das comunidades às ações do município, neste caso, realizando atualização de cartão de vacinação e outras ações de saúde, como orientações sobre prevenção da dengue, aferição de pressão arterial e testes rápidos de ISTs. A comunidade pôde participar de rodas de conversa sobre direitos sociais e as crianças tiveram acesso a diversas atividades como pintura de rosto, jogos e pula-pula e até um show de talentos. De acordo com a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de Três Corações, Maria Vanessa de Oliveira, 114 indivíduos acima de 12 anos já foram vacinados na comunidade Taquaral com a vacina bivalente contra a covid, por meio de ações como esta do dia 25.

Dom Viçoso, também da abrangência da SRS Varginha, é outro município que vem realizando ações em busca de ampliar o número de vacinados. “Estamos promovendo a tenda da saúde todo mês nos bairros da cidade, com participação de profissionais da saúde ofertando palestras educativas, inclusive. A presença da população, em relação à procura da bivalente, nestas oportunidades, é bem superior à procura da vacina no posto de saúde”, ressaltou Priscila Aparecida de Paula, enfermeira do município.

Para Poliana Pereira, referência do Programa de Imunização na SRS Varginha, estratégias como essas são essenciais para o alcance de altas e homogêneas coberturas vacinais e prevenção de transmissão de doenças imunopreviníveis. “A vacinação extramuro com ações diversificadas tais como as apresentadas pelos municípios da SRS Varginha permitem maior acesso da população, além de estreitar o vínculo dos serviços de saúde com a comunidade, gerando oportunidade de educação em saúde e garantindo uma maior adesão à vacinação”, afirmou.

Por Tânia Corrêa