Na quarta-feira, dia 22/03, a Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou, na sede da Escola, em Belo Horizonte, as atividades de mais uma Pós-Graduação lato sensu, a 41ª turma do curso de Especialização em Saúde Pública. As alunas e alunos tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes sobre o curso e também contaram com uma programação cultural composta por apresentação musical de usuários dos centros de convivência em saúde mental Carlos Prates e César Campos, de Belo Horizonte e uma exposição de itens de artesanato do Bazar do Suricato, produzidos também por usuários da Saúde Mental da capital, no Hall de entrada da Escola.

imagem 1

Os estudantes também receberam as boas vindas da ESP-MG e assistiram à aula inaugural ministrada pela professora convidada, Maria do Carmo, que é médica, mestre em saúde pública, doutora em administração e com uma extensa experiência no Sistema Único de Saúde, atuando como sanitarista, na gestão e na direção de serviços de saúde pública. A apresentação da professora foi intitulada: "SUS - Defender, reconstruir e avançar. O velho e o novo mundo do trabalho".

Durante as boas vindas aos discentes, o Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes pontuou que este curso é o mais tradicional da ESP-MG, atravessando diversos períodos históricos do país. "Ao longo do tempo, nós já formamos diversos sanitaristas que atuam e atuaram por toda Minas Gerais e também pelo país". Conforme o Superintendente, hoje estava começando algo muito gratificante para todos ali.

Ele também agradeceu a todas às pessoas envolvidas por garantir o funcionamento da especialização e ressaltou que a ESP-MG seguia sempre de portas abertas.

Uma das coordenadoras da especialização, Juliana Mesquita, agradeceu ao esforço de todas as pessoas envolvidas no trabalho e também à coordenação anterior. Ela contou aos discentes que a especialização em saúde pública fazia parte da constituição histórica e identitária da ESP-MG, "isso porque a primeira edição do curso aconteceu em 1947, um ano após a fundação da ESP e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, retomamos sua oferta contínua", detalhou.

Juliana Mesquita explicou também que o conteúdo do curso foi muito debatido e configurado de forma colaborativa de maneira a estar bem alinhado com as necessidades dos futuros estudantes. "Nossa intenção é formar sanitaristas comprometidos com a defesa da saúde, do SUS e de seus princípios fundamentais", complementou.

Tradição

Esta Especialização é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros regiões do país, inclusive pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A atual turma é composta por 35 trabalhadores de saúde que atuam no SUS, em diversos municípios o estado: Alfenas (1); Barbacena (1); Belo Horizonte (12); Bonito de Minas (2); Claraval (1); Comercinho (1); Contagem (2); Diamantina (1); Estiva (1); Itabira (2); Itabirito (1); Itaguara (1); Juiz de Fora (1); Manhumirim (1); Natércia (1); Pedra Azul (1); Ribeirão das Neves (1); Rio Vermelho (1); Santana do Riacho (1); São José da Lapa (2).

Por Vívian Campos (ESP-MG)